Oficina do Projeto de Extensão Programe seu Futuro é realizada no município de Chiapetta - Unijuí

Mais uma oficina do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, da Unijuí, foi realizada na última quinta-feira, dia 1º de junho. Desta vez, as atividades ocorreram no auditório da Escola Municipal Professora Lorette Franck, em Chiapetta, reunindo estudantes das redes municipal e estadual do município.

Participaram da oficina um dos coordenadores do projeto, professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro; o bolsista Gabriel Bilibio Mundins; a responsável pelo Escritório Relações Universidade - Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí,  Graciele da Rosa Bertoldo; a diretora da Escola Lorette, Sandra Nuzia Silva, e a professora Ilma Langer; o vice-diretor da Escola Estadual Anchieta, Vanderlei Pes; a coordenadora municipal de Educação, Simone Regina; e a psicóloga Juliana Lermen. Ainda, os organizadores da programação local, coordenador Juan Adalberto dos Santos e a monitora do projeto na rede estadual, Thalia Langner.

Durante o encontro, foi realizada uma breve fala pelos responsáveis do projeto e professores. Também ocorreu uma palestra, a cargo da psicóloga Juliana Lermen, que trabalhou a dinâmica de grupo, atenção e concentração com os alunos.

Na dinâmica de grupo, foram trabalhados os papéis pessoais, a importância de se trabalhar de forma organizada, o que define ou não um grupo, e como cada papel tem uma função impactante no todo. Aliado ao tema, foram trabalhadas as habilidades de atenção e concentração.

Ao final, foi realizada uma dinâmica: os estudantes participaram de uma brincadeira em que todos tinham que se misturar e decorar quem estava ao seu lado, tentando voltar para os seus “vizinhos”. A atividade teve o intuito de mostrar que, quando se trabalha em equipe, o processo torna-se mais fácil.

Coordenado pelos professores Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro e Gerson Battisti, o Programe seu Futuro é um projeto que visa ampliar as capacidades da criança e do adolescente na área da tecnologia, ensinando o básico sobre a programação, sobre a criação de jogos e programas para celulares.