.jpeg)
O projeto de extensão Física Para Todos promoveu uma série de ações durante o ano de 2024. Cerca de 6 mil pessoas puderam participar das atividades do projeto, que busca a difusão e popularização da ciência, com a perspectiva de inclusão social por meio da ampliação da cultura científica da população.
De acordo com coordenador do projeto, o professor Nelson Toniazzo, o projeto atingiu todos os seus objetivos durante o ano, onde esteve presente em eventos como o Ciência Para Todos que ocorreu nos campi de Santa Rosa, Ijuí e Panambi, a 8ª MoEduCiTec, a II Mostra de Extensão da Unijuí; e o “Um olhar Diferente para o Cèu: Ruizinho 130 anos”, promovido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, em Ijuí.
“Em termos de impacto acadêmico, os objetos desenvolvidos pela equipe do projeto envolveram conhecimentos teóricos e práticos de diferentes áreas do conhecimento o que possibilitou, especialmente para os estudantes bolsistas dos mais diversos cursos, uma aprendizagem interdisciplinar”, destaca o professor.
Além dos eventos, o projeto de extensão promoveu ações como exposições de objetos e banners relacionados à astronomia, à física e à Educação para o Trânsito. Também foi produzida a proposta de estacionamento no campus da Unijuí, que se refere a um projeto arquitetônico conectado à física, com foco na educação para o trânsito.
“Para 2025 o projeto prevê a produção de novos equipamentos e experimentos para compor o acervo do projeto, assim como a organização e participação de eventos que visam a difusão e popularização da ciência”, completa o professor Nelson Toniazzo.