
Os bolsistas do projeto de extensão em Gestão Social e Cidadania da Unijuí, Pedro Manica e Vitória Palharini, participaram, no último fim de semana, do Hackathon da Saúde, promovido pela Universidade, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), em parceria com o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI).
A equipe formada pelos bolsistas, também contou com a participação dos estudantes Laura Capssa e Mateus Kaloh, e a colaboradora do HCI, Maira Beier. A composição multidisciplinar favoreceu a troca de conhecimentos e experiências, permitindo a construção de soluções inovadoras e consistentes.O grupo ficou em 2º lugar no desafio, o que evidencia o potencial transformador da união entre a universidade e a comunidade.
A participação dos bolsistas Pedro e Vitória representa um importante passo para a qualificação do projeto Gestão Social e Cidadania, pois amplia a vivência prática em processos de inovação social e gestão de serviços e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
O Hackathon foi uma maratona de inovação, que reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores em equipes multidisciplinares para desenvolver soluções criativas e tecnológicas em um curto período de tempo. O objetivo foi estimular a cocriação de ideias, aproximando a comunidade acadêmica das demandas concretas da sociedade.
Durante esta edição, os participantes foram convidados a enfrentar desafios reais vivenciados pelo HCI. O tema do evento foi “Tempo é leito” e mobilizou as equipes a refletirem e desenvolverem propostas para otimizar o fluxo de pacientes, integrar setores e sistemas hospitalares e garantir uma ocupação eficiente e segura dos leitos, sem perder de vista a qualidade da assistência prestada.