
Na noite de ontem, no Espaço + Inovação da Unijuí, foi realizada a formatura do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro. Coordenado pelo professor Marcos Cavalheiro, o projeto envolveu, neste ano, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual São Geraldo, que participaram de oficinas, onde aprenderam a lógica da programação e o pensamento computacional, utilizando as plataformas Scratch e FlutterFlow.
“Iniciamos o projeto com 24 estudantes e finalizamos com 19, que hoje, na formatura, apresentam um pouco do que aprenderam, por meio de projetos que envolvem a criação de jogos e o design de aplicativos”, explica a bolsista do projeto de extensão, Patrícia Quiroz Adelpho, que destaca a evolução dos estudantes ao longo do ano. “Eles tiveram um avanço muito grande, tanto no uso do computador quanto no contato com novas tecnologias. Além, claro, das habilidades adquiridas, que poderão levar para toda a vida”, reforçou.
Realizado em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com apoio da Criatec, o Projeto Programe o seu Futuro acontece há seis anos e, a cada edição, busca se renovar e se qualificar para melhor atender os participantes, conforme destacou o coordenador, professor Marcos Cavalheiro. “Gostaria de deixar meu agradecimento aos estudantes, que deixaram suas casas para aprender; à escola e, principalmente, aos pais, porque sem eles, acompanhando e incentivando, estes alunos não estariam conosco”, afirmou.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, ressaltou que um dos papéis da Universidade é contribuir para a transformação das pessoas, das regiões e das empresas, e esse avanço só acontece por meio da educação. “Por meio de parcerias como esta, com a 36ª CRE, estamos avançando na educação e preparando esses estudantes para o presente e para o futuro. Um futuro com inovação, com tecnologia. Este é um mercado amplo e cheio de oportunidades. Mas, para conquistá-las, é necessário seguir na formação”, pontuou.





