UNIJUÍ apoiou evento de abertura da colheita do milho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ apoiou evento de abertura da colheita do milho

A UNIJUÍ foi uma das entidades apoiadoras do evento desenvolvido na última quarta-feira, 02 de março, em Ijuí, que marcou oficialmente a abertura da Safra Nacional do Milho para o período 2010/2011. O evento foi promovido pela Apromilho, que tem sede no município, com apoio, ainda, da Prefeitura Municipal, Cotrijuí e Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Segundo estimativas da Emater/RS-Ascar, o Estado deverá colher algo em torno de 5,1 milhões de toneladas de milho, o que representa queda de 8,56% em relação à safra anterior, em função do fenômeno La Niña, porém os índices de produtividade registrados na Região de Ijuí ultrapassam 90 sacas por hectare, chegando, em alguns casos, a 150 sacas por hectare, a exemplo do que espera colher o agricultor Antenor Vione, cuja lavoura de 30 hectares de milho, localizada no Distrito Barreiro, sediou o evento, prestigiado pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, prefeito e vice-prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin e Ubirajara Teixeira, respectivamente, gerente e gerente adjunto da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Geraldo Kasper e Antônio Altíssimo, respectivamente, e diversas lideranças políticas da região.

“O milho é uma cultura estratégica para o crescimento do nosso estado”, disse Mainardi. Contudo, destacou o secretário, o governo está trabalhando para que a médio e longo prazo não falte um “insumo fundamental”, que é água. “A política de irrigação não visa apenas combater a estiagem, mas a garantir grandes índices de produtividade”. A irrigação, aliás, foi uma das demandas encaminhadas pelo presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), Cláudio de Jesus, além de seguro agrícola e estabilidade de preço para a cultura do milho. “O milho é um meganegócio, assim como a produção de frango e suíno”, disse De Jesus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater RS - Ascar Regional de Ijuí. Na foto estão o Secretário Mainardi; presidente da Apromilho Claudio de Jesus; Prefeito de Ijuí Fioravante Ballin; e o agricultor Antenor Vione.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.