Paiung promove discussão sobre a Avaliação e Gestão nas IES Comunitárias do RS e SC - Unijuí

O PAIUNG – Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas realizou nos dias 12 e 13 de maio de 2011, no campus da URI em Erechim, o Seminário Temático “Avaliação e Gestão nas IES Comunitárias do RS e SC”. Participaram do evento 200 pessoas, entre Reitores, dirigentes das IES, membros de CPAs, professores, técnico-administrativos e estudantes das Universidades comunitárias Gaúchas e Catarinenses. A UNIJUÍ esteve representada pela coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, na organização do evento.

O evento promoveu o debate sobre o uso efetivo dos resultados dos processos de avaliação interna e externa na gestão das instituições comunitárias, bem como a aproximação das instituições comunitárias gaúchas e catarinenses, com o objetivo de troca de experiências sobre os processos de avaliação e de gestão.

A programação iniciou com a palestra do professor Vilmar Thomé, Presidente da ABRUC e Reitor da UNISC sobre o tema ‘A gestão nas Instituições Comunitárias frente aos critérios de avaliação e de regulação da educação superior’. O palestrante enfatizou a importância da autoavaliação institucional para a melhoria da qualidade das Instituições Universitárias. Enfatizou em sua fala que a qualidade é um diferencial das comunitárias e precisa ser o foco destas instituições.

Durante a tarde o professor Sérgio Roberto Kieling Franco, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES falou sobre “Sistemas de Acreditação e o Sistema Nacional de Avaliação”. Destacou a importância das CPAs para que os processos de autoavaliação institucional possam contribuir com a melhoria da qualidade da educação superior brasileira no contexto das avaliações do SINAES. Sobre o Sistema de Acreditação destacou que este não tem um fim regulatório, mas proporciona a interação das universidades brasileiras com instituições internacionais, possibilitando assinatura de convênios, bem como a dupla diplomação.

Foram realizados painéis com apresentação de trabalhos submetidos ao evento com posterior debate. Os trabalhos foram agrupados em três painéis: Resultados dos processos de avaliação e gestão nas instituições; Políticas de Graduação: a influência da autoavaliação e dos indicadores de avaliação externa; e Políticas de graduação: relação com outras estratégias de avaliação.

As discussões do IV Seminário de Formação do Paiung evidenciaram que as universidades gaúchas e catarinenses mantêm uma cultura de avaliação institucional no contexto do Sinaes. No entanto, cada instituição tem autonomia e desenvolve o seu processo de autoavaliação de acordo com a sua história, a origem, o contexto, a concepção de avaliação e de gestão. Tanto nas palestras e painéis, quanto nos debates ficou evidenciada vasta e rica experiência das comunitárias gaúchas e catarinenses em autoavaliação, tanto quantitativas quanto qualitativas. O desafio que se apresenta à maioria das instituições é a articulação entre planejamento e avaliação para contribuir com a excelência acadêmica das IES. Nesta questão, foram relatadas experiências, nas quais os gestores utilizam os dados da avaliação para a gestão e outras que estão buscando essa articulação entre avaliação e planejamento.

Na plenária de sistematização do evento, com base no que foi discutido, decidiu-se organizar uma agenda de discussões entre PAIUNG e ACAFE para aprofundar os seguintes temas: Relação entre CPA, avaliação institucional e Planejamento; Uso dos resultados da autoavaliação; A apropriação dos instrumentos de autoavaliação; Autoavaliação como processo contínuo de aprendizado; Qualidade deve ser critério de gestão.

O evento deixou os seguintes questionamentos: Para que serve a autoavaliação em nossas instituições? E para que serve a avaliação externa? Os indicadores estabelecidos pelas políticas públicas de educação superior contribuem para a melhoria da qualidade da educação brasileira?