Acadêmicos de Educação Física realizam acampamento orientado na Serra Catarinense - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Educação Física realizam acampamento orientado na Serra Catarinense





O palco das aventuras foi a cidade de Urubici/SC. Com uma riquíssima beleza natural o local oferece aos visitantes oportunidade de interagir com a natureza realizando caminhadas ao meio de florestas e campos. Desta vez, o acampamento contemplou acadêmicos de Santa Rosa e Ijuí, matriculados no componente curricular “Atividades Físicas e Esportivas na Natureza”, ministrada pelo professor Mauro Bertollo. O acampamento teve início no dia 12 de novembro, tendo como primeiro passo o reconhecimento do ambiente, seguido da limpeza do local, montagem das barracas e organização da cozinha, culminando com a viagem de retorno no dia 15 de novembro.

O professor Mauro Bertollo afirma que a intensidade das vivências foi um ponto marcante para todos. “Diariamente a alvorada acontecia às 6h30 enquanto uma das equipes já preparava o café da manhã e o recolher às 24h. Como as turmas estavam divididas em oito grupos, sempre antes do recolher fazia-se o sorteio para definir o horário da ronda, sendo que quem organizava o café já ficava com o último horário. Todo planejamento foi realizado de forma participativa, desde a decisão de onde aconteceria o acampamento, até a elaboração do cardápio. As visitas ao Morro do Campestre, Morro da Igreja (ponto mais alto do Sul do Brasil), Cascata do Avencal, Trilha do Avencal, Trilha das Sete Quedas, Inscrições Ruprestes, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz foram sempre muito vibrantes”, conta.

O objetivo é de proporcionar o entendimento e a vivência de diversas técnicas esportivas e de lazer junto à natureza, objetivando a aquisição dos conhecimentos necessários à organização e gestão dessas atividades, estimulando a reflexão a respeito das questões ligadas à natureza e sua utilização como espaço de convivência social e de lazer. “Frases do tipo ‘não imaginava que os locais fossem tão belos’, foram comuns. Cada vez que vou à Urubici me apaixono mais pelas belezas locais”, declara Bertollo.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.