8º Comerco foi marcado por momentos de debate, pesquisa, aperfeiçoamento e integração - Unijuí

O 8º Comerco – Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida encerrou neste domingo, 27. O evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores da área de educação física do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e Argentina. O encerramento do evento aconteceu com almoço interativo e apresentações artísticas do grupo de Ginástica da Cia. CADAGY/UNIJUÍ, coordenado pelas acadêmicas bolsistas Keity Rigodanzo Brandlin e Susana de Freitas. Também foram apresentadas coreografias de Ginástica pelos acadêmicos da Disciplina de Ginástica II, administrada pelo professor Dari Göller.

Um dos destaques foi a presença de Valter Bracht, Doutor em Educação Física pela Universität Oldenburg (Alemanha) e professor titular do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Espírito Santo (UFES). Bracht, que também esteve presente na primeira edição do COMERCO, palestrou na abertura do evento com a temática “Educação Física no Brasil na primeira década do Século 21: balanço e perspectivas”.

Além da programação científica, foram realizadas apresentações artísticas da Cia. CADAGY/UNIJUÍ, coordenada pelo professor Dari Göller. O grupo encantou o público com a estréia de seu espetáculo “In Sogno”, de criação e direção da acadêmica bolsista Giovana Kremer. Apresentou-se também o Grupo Étnico Italiano de Ijuí, na noite de sábado. Na noite do dia 25, os congressistas reuniram-se em uma festa de interação no Absoluto GastroPub & Lounge.

Antecedendo o COMERCO, ocorreu nos dias 23 e 24 o IV Seminário Internacional sobre Práticas Inovadoras e Desinvestimento/Abandono Pedagógico na Educação Física Escolar. Reuniram-se membros da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar – REIPEFE, constituída por três instituições de ensino superior brasileiras (UNIJUÍ, UFES, UFPR), e três argentinas (IPEF, ISEF E UNCo), e a UFSM como convidada. Os participantes do Seminário marcaram presença também no Congresso.