UNIJUÍ sedia seminário ‘Ações na Área da Educação’ - Unijuí

UNIJUÍ sedia seminário ‘Ações na Área da Educação’

A UNIJUÍ sedia no dia 23 de março um seminário promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, através da Promotoria Regional de Educação. O evento, que abordará ‘Ações na Área da Educação’ deve reunir representantes dos municípios de Ijuí, Ajuricaba, Bozano, Coronel Barros, Nova Ramada, Augusto Pestana, Jóia, Catuípe, Panambi, Condor, Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Fortaleza dos Valos, Pejuçara, Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul tem entre suas metas o desenvolvimento de ações para a garantia do direito humano à educação de qualidade. A Promotoria Regional de Educação de Santo Ângelo, responsável pelo trabalho de garantia do direito à educação no aspecto coletivo e difuso, na região Noroeste, tem como focos iniciais do seu trabalho o aumento da oferta da educação infantil nos Municípios, sem perda da qualidade - o cumprimento da Lei 11.738/2008 - o combate à evasão e repetência e a inclusão escolar dos portadores de deficiência, com asseguramento das condições de acessibilidade e atendimento educacional especializado.

O trabalho da Promotoria Regional de Educação está sendo desenvolvido através de Seminários Regionais, com participação ativa das Secretarias Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, direções de escolas municipais e estaduais, professores, Coordenadorias Regionais de Educação, Universidades e Instituições de Ensino Superior, pais, rede SUAS (assistência social) e ESF (saúde). O seminário propõe a estas entidades um dia de reflexão e planejamento de ações conjuntas.

O evento, que terá também a participação da 9ª, 36ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação e Universidades da região, será realizado no salão azul, no prédio da Reitoria, do Campus da UNIJUÍ em Ijuí.