UNIJUÍ estreita os laços de cooperação com universidades da Argentina - Unijuí

UNIJUÍ estreita os laços de cooperação com universidades da Argentina

Grupo de estudantes e professores de engenharia de duas instituições argentinas esteve visitando a instituição ao longo da semana

Um grupo de 54 alunos e professores provenientes de quatro universidades argentinas esteve visitando a UNIJUÍ ao longo da semana, com o objetivo de conhecer a realidade local, visitando organizações e empresas do município e da região. O grupo esteve integrado por estudantes de Engenharia, das áreas de eletromecânica, química, industrial, sistemas, elétrica, têxtil e eletrônica, da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), de Buenos Aires, San Rafael e Delta, e da Universidade Nacional de Cuyo (UNC), Província de Mendoza.

Ao longo da semana, docentes dos Departamentos de Estudos da Administração (DEAd), de Economia e Contabilidade (Decon) e de Tecnologia (Detec), e ainda do Mestrado em Desenvolvimento, acompanharam a programação desenvolvida com os visitantes argentinos, procurando apresentar aspectos da realidade local, informar os visitantes sobre estrutura de cursos e programas, projetos de pesquisa e discutir oportunidades de intercâmbio. “Tudo isto abriu diversas perspectivas promissoras de aproximação docente, discente e de pesquisas conjuntas”, destaca o professor Dieter Siedenberg, do DEAd. Além da UNIJUÍ, o grupo esteve visitando a Cotrijuí e indústrias dos municípios de Condor e Panambi.

Conforme explica o professor, o intercâmbio acadêmico entre a UNIJUÍ, Universidade Tecnológica Nacional e a Universidade Nacional de Cuyo começou a ser articulado em 2008 e foi formalizado institucionalmente em 2009. Desta forma, em dezembro de 2009 a UNIJUÍ teve a oportunidade de enviar sete alunos de Administração para cursarem uma disciplina concentrada em San Rafael, estruturada especialmente para tal fim. “Foi uma experiência pioneira muito proveitosa, sobretudo para os alunos, uma vez que propiciou a ampliação da visão de mundo para os participantes. Em função do cunho estritamente acadêmico e da riquíssima experiência adquirida, estas atividades de intercâmbio são reconhecidas automaticamente como uma disciplina optativa (ou tópico especial) no currículo dos nossos alunos, e da mesma forma acontece quando o processo é inverso”, salienta Dieter.

O professor destaca, ainda, que estas atividades de intercâmbio acadêmico abrem novos horizontes e perspectivas, tanto para os alunos, quanto para os docentes e instituições envolvidas, seja em possibilidades de realização de disciplinas concentradas, seja na realização de estágios curriculares ou intercâmbio de professores em programas de pós-graduação e mestrado, no desenvolvimento de pesquisas conjuntas, além de auxiliar para desconstruir mitos e preconceitos mútuos. “Além disso, há ainda outras vantagens na consolidação do intercâmbio com a Argentina e demais países do Mercosul: a facilidade do idioma, os baixos custos decorrentes da proximidade, a similaridade de experiências, aprendizagens, problemas e estruturas socioeconômicas, uma maior possibilidade de desenvolver atividades, tecnologia, projetos e negócios empresariais conjuntos, entre outros fatores”, observa Dieter, acrescentando que o vínculo com a rede de UTNs na Argentina (são 28 unidades distintas, cada qual voltada às suas especificidades locais) abre um leque muito grande de possibilidades de interação nas mais diferentes áreas acadêmicas, sobretudo às vinculadas à gestão e tecnologia.

Viagem à Argentina

De 31 de janeiro a 11 de fevereiro, quinze alunos dos Departamentos de Estudos da Administração e de Tecnologia da UNIJUÍ, acompanhados pelos professores Dieter Siedenberg e Marcos Griebeler, estarão indo até San Rafael, para uma nova etapa de intercâmbio, ou seja, vão desenvolver atividades similares às oferecidas aos colegas argentinos, porém totalmente estruturada para atender aos interesses dos alunos brasileiros, ou seja, no programa está previsto, entre outras atividades, aulas de espanhol, atividades de lazer, diversas palestras temáticas e visitas a empresas e instituições. Como o grupo é pequeno, a opção foi pela viagem aérea via Buenos Aires, o que por si só, já é uma experiência inédita para muitos alunos.