Curso de Nutrição da UNIJUÍ comemora 30 anos - Unijuí

Curso de Nutrição da UNIJUÍ comemora 30 anos

Em 30 anos de atuação, Curso de Nutrição já lançou ao mercado mais de 700 profissionais qualificados, que atuam nas mais diversas áreas
O Curso de Nutrição da UNIJUÍ comemora nesta quarta-feira, 13 de abril, seus 30 anos. Implantado em 1981, o curso está voltado à compreensão da realidade social em que se insere o profissional de saúde e, mais especificamente o nutricionista, ao entendimento do que representam os hábitos alimentares da população e a relação do homem e o alimento, com percepção crítica da realidade.

Neste sentido, ao longo destes 30 anos de atuação, o Curso de Nutrição da UNIJUÍ formou mais de 700 profissionais nutricionistas, qualificados para atuação nas mais diferentes áreas do mercado de trabalho, desde empresas públicas e privadas, hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, órgãos de gestão em saúde, academias, spas, exército, entidades de ensino e pesquisa e unidades de detenção, em todo território nacional.

“Também devemos destacar que vários alunos e egressos do nosso curso participaram e participam do intercâmbio com universidades europeias. O que é muito importante na formação do nutricionista”, destaca a coordenadora do Curso de Nutrição da UNIJUÍ, professora Adriane Huth.

Para além do ensino, projetos de destaque são desenvolvidos nas áreas da pesquisa e da extensão. Um importante espaço para a prática acadêmica e que beneficia a comunidade da região é o Consultório de Nutrição, localizado no prédio Unijuí Saúde, que oferece acompanhamento nutricional individual e coletivo, formando, inclusive, grupos específicos de controle da obesidade, hipertensão e diabetes.

Na extensão, destacam-se os projetos de resgate das práticas alimentares da comunidade indígena Kaigang e o Programa de Atenção ao Idoso, este de caráter interdisciplinar, integrando acadêmicos de Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem, e que atende idosos do SUS com médio e alto risco de reinternação ou internação hospitalar, tendo como foco os cuidados em saúde. Outro diferencial é a promoção do Curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos com Foco em Boas Práticas de Fabricação, credenciado pelo Centro de Vigilância em Saúde do Estado.

O Curso de Nutrição também construiu uma trajetória na área da pós-graduação, tendo como preocupação a qualificação dos profissionais da área. O Curso de Nutrição Clínica, em sua terceira edição, é um exemplo da preocupação da Universidade para com a qualificação de profissionais de saúde e com a qualidade de vida da população.

Eventos

Para marcar as comemorações dos seus 30 anos, o Curso de Nutrição estará desenvolvendo ao longo do ano uma série de eventos. O primeiro deles é o lançamento da Mostra de Filmes, nesta quarta-feira, 13 de abril, às 19h, no Salão de Atos do Campus Ijuí, com a exibição do filme “Wall-e”. A mostra traz como tema “Alimentação e Sociedade”, com o objetivo de refletir e debater acerca dos elementos envolvidos no espaço social alimentar, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos.

Outro importante momento será desenvolvido em agosto, quando a UNIJUÍ sediará o Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, juntamente com a Jornada de Nutrição, evento que já é tradicional na Universidade.