Palestra sobre incentivos fiscais reúne profissionais e acadêmicos da região - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Palestra sobre incentivos fiscais reúne profissionais e acadêmicos da região

Evento promovido pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX/UNIJUÍ ocorreu em Santa Rosa e Ijuí




O Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX/UNIJUÍ promoveu nesta semana palestra sobre Incentivos Fiscais à Inovação. O evento ocorreu na segunda-feira, no Campus Santa Rosa, e terça-feira, no Campus Ijuí. O tema “Redução tributária através do uso de incentivos fiscais às inovações nas empresas” foi trabalhado por Maurício Bianchi, da Bianchi Advocacia, de Farroupilha, e Marcelo Viegas, da Viegas Auditores e Consultores, de Porto Alegre. A abertura do evento foi realizada pela gerente operacional do PEIEX/UNIJUÍ, Glaci Benvenuti.

Nos últimos anos, o tema da Inovação tem se tornado central nos assuntos empresariais. Para as organizações, inovar não é apenas uma forma de gerar novos e melhores produtos ou aperfeiçoar processos, mas é uma questão fundamental para enfrentar a concorrência no mercado interno e externo. As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

Está claro que os benefícios da inovação não se limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos e ideias, chegam ao mercado. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Dessa forma, um conjunto de instituições forma o sistema de inovação, como as universidades, centros de pesquisa, agências de fomento, investidores, governo e empresas com seus clientes, fornecedores, concorrentes ou outros parceiros.

O setor público, por sua vez, tem aumentado suas ações de suporte à inovação empresarial, por meio de diversos instrumentos, entre os quais subvenção econômica, financiamento por meio de órgãos de fomento e incentivos fiscais à inovação. Em função da importância do tema, os palestrantes Maurício Bianchi e Marcelo Viegas abordaram o conceito de inovação tecnológica, os novos tipos de inovação (organizacional, de marketing) e os requisitos necessários aos benefícios tributários, destacando, também, a importância do registro das informações como documentos essenciais ao processo.

O evento contou com o apoio da Referenda Consultoria, de Santo Ângelo, envolvendo a participação de contadores, demais profissionais, acadêmicos e empresários da região atendidos pelo PEIEX, além dos técnicos extensionistas e estagiários do Projeto.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.