Estudo identifica os fatores que influenciam os jovens na escolha do jeans - Unijuí

Estudo identifica os fatores que influenciam os jovens na escolha do jeans

Pesquisa foi realizada pela acadêmica Francieli Gehm, do curso de Administração do campus de Três Passos

O jeans é uma peça de roupa mundial usada por pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades, desde sua criação no século XIX. Dentro dessa grande miscigenação de consumidores, destacam-se os jovens, com suas exigências específicas na escolha do jeans, suas limitações e influências.

Com o objetivo de identificar os atributos que influenciam os jovens da cidade de Três Passos na escolha do seu jeans, a acadêmica e formanda do Curso de Administração do Campus de Três Passos Francieli Christin Scheuermann Gehm realizou uma pesquisa com 260 estudantes de três escolas do município de Três Passos, das três redes de ensino (municipal, estadual e particular). O estudo, que foi orientado pelo Professor Ariosto Sparemberger, constituí-se no trabalho de conclusão do curso.

Em termos de caracterização dos estudantes, a pesquisa identificou que entre os entrevistados são estudantes da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A maioria possui idade até os 18 anos, o que caracteriza o perfil dos entrevistados. Constata-se que a idade influencia na escolha do jeans, pois pessoas de diferentes idades possuem necessidades e gostos diferentes. Quanto ao sexo dos jovens a diferença foi muito pequena, sendo 48,47% do sexo feminino e 51,15% do sexo masculino.

O estudo constatou que a escolha da calça jeans entre os jovens entrevistados depende, principalmente, das características dessa peça do vestuário, tais como: o corte (37,25%), a cor (22,22%), a marca (16,65%) e o comprimento (10,46%). Também chama a atenção o fato de que mesmo antes dos cinco anos de idade, 52,69% dos entrevistados começaram a usar calça jeans, e antes dos 10 anos, mais de 80%.

O preço também é considerado no momento da compra, sendo que a maioria (55%) opta pelo preço e demais características ao invés da marca do jeans. Também verificou-se que os jovens sofrem influências que acabam contribuindo na hora da compra. As influências mais significativas são das pessoas que as acompanham no momento da escolha, de sua cultura, personalidade, do processo de aprendizagem com seus familiares, dos meios de comunicação, de sua renda média e de seus familiares, da classe social e da personalidade de cada um. Foram apontadas mais de setenta marcas usadas pelos jovens entrevistados, sendo que a maioria deles usa mais de uma marca. A motivação dos jovens em comprar calças jeans faz com que vão as lojas exclusivamente para adquiri-lo, mas na maioria das vezes acabam comprando alguma outra peça ou acessório para acompanhá-lo. Não são tidos fatores influenciadores o uso de apenas uma marca, a compra em apenas uma loja, e a religião – crença que orienta e influencia as atitudes.

Destaca-se ainda que as situações mais apontadas pelos jovens em que estes não usariam o jeans são: atividades físicas (24,61%), na piscina (9,24%), festa de gala e eventos formais (8,46%), num passeio (8,07%) e na praia (7,30%). Mesmo assim a calça jeans é peça básica e não podem faltar no guarda-roupa, na visão dos entrevistados.

O estudo conclui que o comércio varejista e as indústrias que confeccionam calças jeans precisam de investimentos em marketing em especial na realização de pesquisas de mercado o que possibilita identificar as características, necessidades e expectativas dos consumidores. Possibilitando o desenvolvimento e melhor uso das marcas e da adaptação os produtos ao mercado consumidor. A apresentação e divulgação dos produtos, assim como promoções deveriam ser mais exploradas pelo comércio de Três Passos.

Para o professor orientador do trabalho, estudos desta natureza além de contribuir na formação do aluno da Administração, oferecer condições de relacionar a teoria com a prática, apresentam informações privilegiadas aos gestores da região que podem a partir dos resultados do estudo repensar e qualificar suas atuais ações estratégicas caso for necessário.