Museu Antropológico tem programação especial neste mês de janeiro - Unijuí

Museu Antropológico tem programação especial neste mês de janeiro

Estudantes e colaboradores da FIDENE/UNIJUÍ podem visitar as dependências do Museu neste mês de janeiro com isenção da taxa de manutenção

O Museu Antropológico Diretor Pestana inicia o ano de seu cinqüentenário com suas atividades voltadas à comunidade interna da FIDENE/UNIJUÍ. Durante todo mês de janeiro, funcionários e estudantes são convidados a trazer seus familiares para conhecer as dependências do Museu sem pagamento da taxa de manutenção.

Segundo a diretora Stela Zambiazi de Oliveira, a proposta surge a partir da constatação de que muitas pessoas passam pela UNIJUÍ, na condição de estudantes ou mesmo de colaboradores, sem conhecer o potencial do Museu como instituição científica e também de lazer cultural.

O Museu ocupa uma área de 1618m², sendo 560m² ocupado pela exposição de longa duração, que tem por objetivo retratar, de forma dinâmica, as diferentes manifestações do homem nesta região do Estado. A exposição inicia com os testemunhos materiais dos índios que viviam aqui antes do processo de colonização, seguida do índio missioneiro e dos povos indígenas que vivem hoje no Rio Grande do Sul. O processo de povoamento é retratado a seguir com acervos ligados à vida econômica, social, política e cultural.

“O Museu não desempenha só a função de guarda dos documentos e objetos, mas realiza também um intenso trabalho voltado à preservação e divulgação da memória cumprindo assim, o importante papel de sustentar a identidade cultural”, observa a diretora. O visitante poderá conhecer outras dependências de acesso público e conferir vídeos institucionais.

Horário de atendimento

O Museu estará atendendo normalmente até o dia 28 de janeiro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. De 29 de janeiro a 20 de fevereiro estará em férias coletivas, retornando às suas atividades normais a partir do dia 21 de fevereiro.