Unisc conhece modelo da Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ - Unijuí

Unisc conhece modelo da Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ

Professores da Unisc estiveram em Ijuí conhecendo a experiência da Itecsol

Na terça-feira, 11 de janeiro, o professor e sociólogo César Góes e a doutoranda e antropóloga Josiane da Silva, ambos ligados à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) visitaram a Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ (Itecsol). O objetivo da visita foi de conhecer o trabalho desenvolvido com as cooperativas, associações e dentro da própria Universidade ao longo dos quase sete anos de atuação da Incubadora.

Os professores fazem parte do Departamento de Ciências Humanas da Unisc e pretendem, neste ano de 2011, delinear um projeto para a criação de uma Incubadora de empreendimentos solidários em sua universidade.

Os visitantes foram recebidos pela coordenação da Itecsol, integrantes do projeto CNPQ e colaboradores da equipe da Incubadora. Este grupo da Itecsol/UNIJUÍ ouviu as demandas dos visitantes sobre as relações do projeto de extensão com a universidade como um todo, bem como as relações com os gestores em todos os níveis e com a comunidade local e regional. Neste sentido, foi apresentada a atuação da Itecsol na assessoria aos setores da reciclagem, artesanato e agricultura familiar.

Segundo o professor César, “a experiência da Itecsol é muito rica e gostaríamos de fazer outras visitas para conhecer os empreendimentos de economia solidária e discutir outras formas de cooperação”. A coordenadora da Itecsol, professora Eronita Barcelos, frisou que a Incubadora está de portas abertas para esta troca de experiência e relembrou que a Unisc é uma instituição com a qual a UNIJUÍ mantêm relações de longa data.