Mestrandas da UNIJUÍ realizam estágio na Espanha - Unijuí

Mestrandas da UNIJUÍ realizam estágio na Espanha

Convênio entre a UNIJUÍ e a Universidade Autônoma de Madrid oportuniza período de estudos no exterior
As alunas Aline Madrid e Priscila Gadea Lorenz, do Programa de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ, estão realizando estágio na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). As duas instituições, UNIJUÍ e UAM, possuem acordo de cooperação desde 2005.

A aluna Aline Madrid está desenvolvendo estágio na área do turismo, que é tema da sua pesquisa, orientada pelo professor Daniel Cenci, da UNIJUÍ, e tendo como tutor o professor Manuel Álvaro, da UAM. Já Priscila Gadea Lorenz realiza pesquisa na área da inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho, sob a ótica da Responsabilidade Social Corporativa, com a orientação do professor Martinho Kelm, da UNIJUÍ, e tendo como tutora na Espanha a professora Lola Izuzquiza. Deve se reunir ao grupo na próxima semana a aluna Raquel Borghetti, para realizar pesquisa na área de cultura organizacional, orientada na UNIJUÍ pela professora Enise Barth Teixeira.

Conforme explica a coordenadora do convênio, professora Helena Callai, várias ações já foram desenvolvidas por meio desta cooperação, dentre as quais se destaca a possibilidade de estágio, por parte de alunos dos programas de Mestrado da UNIJUÍ, com a orientação de professores da UAM. “Estes estágios de intercâmbio envolvem ações na universidade e em empresas ligadas com a mesma”, destaca Helena, acrescentando que por várias oportunidades, docentes da UAM estiveram na UNIJUÍ e estes também estiveram na universidade espanhola. “Para este ano, já temos programada a vinda de professores da UAM em junho e a ida de professores da UNIJUÍ no segundo semestre”.

Helena Callai também destaca que os convênios de cooperação que a UNIJUÍ mantém com diversas instituições de ensino superior estrangeiras são um importante diferencial oferecidos aos alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação. “O envolvimento de professores representa um ganho para os estudantes, que podem ter o contato com os estrangeiros e assistir suas aulas. E de nossa parte, a importância dos professores da UNIJUÍ em conhecer universidades estrangeiras”.

Foto 1: Aluna Priscila Lorenz (ao centro) com a professora Naria de Carranza e com a professora tutora Lola Izuzquiza.

Foto 2: da esquerda para a direita, um professor da área de formação, a professora Natalia Ruiz, a aluna Aline Madrid e o professor Manuel Álvaro, tutor na pesquisa