Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ prestará serviços técnicos à Ceriluz - Unijuí

Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ prestará serviços técnicos à Ceriluz

Universidade prestará serviços técnicos relacionados às obras de construção da nova usina hidrelétrica

A UNIJUÍ e a Ceriluz assinaram nesta sexta-feira, 28 de janeiro, contrato de prestação de serviços técnicos que o Laboratório de Engenharia Civil da Universidade prestará à cooperativa pelos próximos dois anos. Assinaram o contrato, por parte da FIDENE/UNIJUÍ, o Reitor Martinho Kelm e, por parte da Ceriluz, o Vice-Presidente, Valmir Seifert.

“Este contrato prevê a realização de centenas de ensaios em corpos de prova de concreto de 10 x 20 cm, moldados in loco e rompidos às idades de 7 e 21 dias”, destaca a professora Cristina Eliza Pozzobon, coordenadora do Curso de Engenharia Civil. Com a realização destes ensaios, será analisada a resistência a compressão de todo o concreto utilizado nas obras de construção civil da PCH RS-155, a nova usina hidrelétrica que está sendo empreendida pela Ceriluz.

Segundo Cristina Pozzobon, o controle tecnológico que será realizado neste empreendimento, por parte do Laboratório de Engenharia Civil, envolverá alunos do curso de graduação, que terão a oportunidade de acompanhar as atividades laboratoriais desenvolvidas e, com isso, enriquecer seu aprendizado. “Além disso, acadêmicos de Engenharia Civil têm atuado como estagiários nesta obra e, com isso, tido a oportunidade de vivenciar atividades que farão parte do seu exercício profissional”, complementa a coordenadora.