Mestrandos de Modelagem Matemática são selecionados para doutorado na UERJ - Unijuí

Mestrandos de Modelagem Matemática são selecionados para doutorado na UERJ

Egressos da Unijuí realizarão doutorado na área da Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico do Rio de Janeiro

Os egressos do curso de Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, Anderson Luís Jeske Bihain; Jotair Elio Kwiatkowski Junior e Leandro Blass foram selecionados para o Programa de Pós-Graduação, em nível de Doutorado em Modelagem Computacional, pelo IPRJ - Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de Nova Friburgo, para ingresso em março de 2011.

Jotair Elio Kwiatkowski Junior será orientado pelo professor Dr. Antônio José da Silva Neto, pesquisador e consultor da CAPES, que esteve em visita ao Mestrado em Modelagem Matemática em setembro de 2009. Seu projeto de doutorado “Estimativa de Fontes Térmicas a partir de Imagens Termográficas” tem por objetivo realizar a estimativa de fontes térmicas localizadas no interior de meios sólidos a partir dos valores da temperatura obtidos no contorno do meio a partir de termografias.

Anderson Luís Jeske Bihain será orientado pelo professor Dr. Leôncio Diógenes Tavares Câmara. O projeto aprovado - “Novas Abordagens de Modelagem de Leito Móvel Simulado Aplicadas a Processos de Separação e/ou Reação” - objetiva a separação dos compostos do petróleo, na indústria petroquímica, sendo que a destilação é um método consagrado na separação dos derivados do petróleo pela sua simplicidade e ampla aplicação, porém, a separação de compostos com volatilidades relativas muito próximas é uma barreira tecnológica.

Por sua vez, Leandro Blass será orientado pelo professor Dr. João Flávio Vieira de Vasconcellos. O Projeto “Modelagem Computacional de Deposição de Parafinas em Dutos de Petróleo” pretende desenvolver um modelo, baseado no trabalho de Banki et alli (2008), além de investigar os mecanismos que aceleram (ou desaceleram) o crescimento da referida camada baseados em dados experimentais, que deverão ser obtidos em pesquisa paralela realizada no IPRJ e dados disponíveis na literatura.

A aprovação de egressos da Modelagem Matemática em programas de Pós-Graduação em nível de doutorado mostra a sólida qualificação e a capacidade dos alunos da Modelagem Matemática em integrar programas de excelência na pesquisa.

Fotos: Jotair Kwiatkowski Junior e Anderson Bihain; Leandro Blass