UNIJUÍ e UAM avaliam suas ações de cooperação - Unijuí

UNIJUÍ e UAM avaliam suas ações de cooperação

Coordenadores do convênio entre a UNIJUÍ e a Universidade Autônoma de Madrid estiveram reunidos na Espanha
A professora Helena Copetti Callai, coordenadora do convênio que a UNIJUÍ mantém com a Universidade Autônoma de Madrid (UAM), da Espanha, esteve em Madrid recentemente, com o objetivo de verificar o andamento dos trabalhos, visto que se encontram na universidade espanhola, no momento, três alunas do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, além de outros dois alunos de cursos de graduação da UNIJUÍ.

Durante sua estada na Espanha, Helena Callai participou de reunião com os professores Alfonso de La Vega e Natália Ruiz, ambos coordenadores do convênio pela UAM. O objetivo principal foi o balanço das ações realizadas ao longo de 2010, bem como a definição de atividades conjuntas para este ano. O convênio entre a UNIJUÍ e a UAM está em andamento desde 2005. “Este convênio tem oportunizado, em cada semestre, o intercâmbio entre as duas universidades: de estudantes da graduação, de mestrandos e de docentes da UAM e da UNIJUÍ”, observa a professora Helena.

As primeiras ações para 2011 já estão se concretizando, primeiro pela vinda de dois estudantes de graduação da UAM, Ana Diez, do Curso de Biologia e Lucas Pascual, de História, que realizarão período de estudos na UNIJUÍ. Também está programada a visita de professores da UAM à UNIJUÍ, para realização de seminários junto aos Programas de Mestrado e também aos estudantes da graduação. Segundo Helena Callai, também foi oficializado convite para atuação de docentes da UNIJUÍ no “Máster y Doctorado en Didácticas Específicas en el aula, museos y espacios naturales”, que está sendo desenvolvido na universidade espanhola. Para complementar as ações, encontram-se em andamento dois projetos de pesquisa, desenvolvidos em parceria por docentes da UAM e da UNIJUÍ, um sobre o Ensino de Matemática e outro na área da Nutrição Escolar.

Estudantes da UNIJUÍ na UAM

Atualmente, três alunas do Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ estão realizando estudos na Universidade Autônoma de Madrid. Aline Madrid está desenvolvendo estágio na área do turismo, que é tema da sua pesquisa, orientada pelo professor Daniel Cenci, da UNIJUÍ, e tendo como tutor o professor Manuel Álvaro, da UAM. Outra aluna é Priscila Gadea Lorenz, que realiza pesquisa na área da inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho, sob a ótica da Responsabilidade Social Corporativa, com a orientação do professor Martinho Kelm, da UNIJUÍ, e tendo como tutora na Espanha a professora Lola Izuzquiza. Já a aluna Raquel Borghetti realiza pesquisa na área de cultura organizacional, orientada na UNIJUÍ pela professora Enise Barth Teixeira.

No último mês de janeiro, dois alunos de graduação chegaram à UAM: Vanessa Faoro, do Curso de Matemática e Igor Metz Kühne, da Agronomia, que irão cursar um semestre letivo na UAM.