UNIJUÍ interrompe temporariamente adesão ao FIES - Unijuí

UNIJUÍ interrompe temporariamente adesão ao FIES

O benefício permanece aos estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas parciais ProUni

Devido ao atraso no repasse por parte do Governo Federal, a UNIJUÍ suspendeu temporariamente o oferecimento de novos financiamentos pelo FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. No entanto, alunos dos cursos de licenciaturas e bolsistas parciais do ProUni, ainda podem aderir ao financiamento, em decorrência da não consulta do saldo financeiro disponibilizado pelas Universidades.

A Instituição possui crédito de aproximadamente R$ 9 milhões, que ainda não foram repassados pelo governo federal. O Reitor, Martinho Luís Kelm, salienta que a Universidade busca uma solução rápida para o impasse, já que muitos estudantes necessitam desta ajuda financeira para concluir sua graduação. “Estamos esperando o repasse desde o mês de outubro, sendo que não é um repasse financeiro direto, apenas a possibilidade de pagamento de tributos, o que não justificaria o atraso”, destacou.

Mais de dois mil acadêmicos são beneficiados atualmente pelo Fies. “As mudanças nas regras do Financiamento favoreceram o ingresso de novos estudantes. Este número pode ser ainda maior se o governo cumprir com os compromissos firmados e quitar os débitos em atraso”, salientou Kelm.

O Programa de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior oferece bolsas de 50%, 75% e até 100% do valor da mensalidade. Para aderir ao programa, o aluno deve efetuar um cadastro e dentro de cinco dias validar as informações declaradas junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da Instituição. Após aprovado, o estudante deve formalizar o contrato no banco, que pode ser na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.