UNIJUÍ lança novos editais para intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ lança novos editais para intercâmbio

Editais oferecem vagas para período de estudos na Argentina, Portugal, Espanha e Polônia
A UNIJUÍ está com inscrições abertas para novos editais de intercâmbio no exterior, relativos ao segundo semestre de 2011. São oferecidas vagas nas diversas áreas do conhecimento, para período de estudos em universidades da Argentina, Portugal, Espanha e Polônia. O prazo para candidaturas se estende até o dia 15 de abril, com divulgação dos resultados no dia 27 de abril.

Com exceção da Universidade Maria Curie Sklodowska, da Polônia, que possibilita o intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação (especialização e mestrado), as demais instituições oferecem vagas para acadêmicos de cursos de graduação.

As universidades conveniadas com a UNIJUÍ, que no momento participam destes editais, são a Universidade Tecnológica Nacional de San Rafael, da Argentina; Universidade Autônoma de Madri e Universidade de Sevilha, na Espanha; Universidade Maria Curie Sklodowska, da Polônia; além do Instituto Jean Piaget, Universidade do Porto e Universidade Fernando Pessoa, em Portugal.

O intercâmbio no exterior se constitui num diferencial que a UNIJUÍ oferece aos seus alunos, sendo que a Universidade já possui uma experiência consolidada no âmbito das relações internacionais, mediante convênios com renomadas instituições de ensino superior. Desde 1991 até os dias atuais, a UNIJUÍ já recebeu mais de 60 estudantes provenientes de países como a Guiné Bissau, Angola, Cabo Verde, Quênia, Panamá, Paraguai, Alemanha, Polônia e Chile. Já da UNIJUÍ, praticamente uma centena de alunos já realizou período de estudos em instituições de ensino superior estrangeiras.

Segundo o assessor de Assuntos Internacionais, Ulrich Dressel, são condições e requisitos gerais para se candidatar ao intercâmbio: conhecimento suficiente da língua de instrução da instituição de ensino superior de destino; na maioria dos casos, o aluno de graduação deve ter superado 50% dos créditos de seu curso; todos os custos relativos ao intercâmbio recaem sobre o intercambista; em contrapartida, o aluno é liberado do pagamento dos créditos feitos no exterior.

Universidades, vagas e áreas

PORTUGAL
- Universidade do Porto: 26 vagas exclusivamente na Graduação
Ciências da Computação (2), Comunicação Social (2), Direito (2), Educação Física (2), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Civil (2), Engenharia Mecânica (2), Farmácia (2), Letras (2), Nutrição (2), Pedagogia (2), Psicologia (2), Química (2)
Requisitos: 50% do curso

- Instituto Jean Piaget (Porto): 2 vagas, exclusivamente na Graduação
Enfermagem (1) e Fisioterapia (1)
Requisitos: 50% do curso

- Universidade Fernando Pessoa (Porto): 1 vaga exclusivamente na Graduação
Fisioterapia (1)
Requisitos: 50% do Curso

ESPANHA
- Universidade Autônoma de Madri: 2 vagas em qualquer curso de Graduação
Qualquer curso oferecido pela UAM
Requisitos: conhecimentos básicos do idioma espanhol; ter superado dois semestres do curso de Graduação na Unijuí

- Universidade de Sevilha: 2 vagas em Ciência da Computação
Requisitos: ter cursado 50% do Curso e ter noções do idioma espanhol

POLÔNIA
- Universidade Maria Curie Sklodowska: 2 vagas Graduação e/ou Pós-Graduação
Qualquer curso (há componentes oferecidos em inglês)
Requisitos: conhecimentos no idioma polonês ou inglês
Obs.: Possibilidade de fazer exclusivamente um curso de língua polonesa por um semestre

ARGENTINA
- Universidade Tecnológica Nacional de San Rafael: total de 8 vagas, para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Administração
Requisito: espanhol básico


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.