Estudo destaca importância de projetos de extensão - Unijuí

Estudo destaca importância de projetos de extensão

Acadêmica de Serviço Social embasou trabalho de conclusão de curso com atividades realizadas por projeto de extensão no Escritório Modelo da UNIJUÍ
A execução de um projeto de extensão sócio-jurídico que ocorre no Escritório Modelo da UNIJUÍ foi o tema do trabalho de conclusão de curso da acadêmica Alana Michel Cunha, do curso de Serviço Social da UNIJUÍ. Orientada pela professora Lislei Preuss, a acadêmica buscou destacar o papel do assistente social em ações de extensão, voltadas à comunidade, como ocorre nas unidades do Escritório Modelo da Universidade em Santa Rosa, Ijuí e Três Passos.

O tema partiu de quando a acadêmica atuava no projeto de extensão "O serviço social e o atendimento sócio-jurídico". Ela teve o objetivo de mostrar a importância da extensão na universidade, já que a mesma trabalha o tripé ensino, pesquisa e extensão: "mostrei no trabalho como a Universidade percebe a importância da extensão, mostrando todos os projetos desenvolvidos pela UNIJUÍ, e focando no projeto que eu atuei como bolsista, onde alunos de Serviço Social atuam junto de acadêmicos de Direito, no Escritório Modelo". As duas áreas atuam juntas em um atendimento sócio-jurídico à população.

Para a orientadora, o trabalho trouxe visibilidade para as atividades de extensão desenvolvidas pela UNIJUÍ: "mostrou ainda a importância das mesmas para a comunidade. A acadêmica destacou que estes projetos reforçam os vínculos da instituição com a comunidade e ainda traz benefícios para as pessoas. Por exemplo, nos atendimentos do Escritório Modelo, quando são realizadas orientações sócio-educativas, buscando garantir os direitos da população".

Ao concluir o trabalho a aluna diz que teve uma visão diferenciada sobre a comunidade: "todos fizemos parte dela, estamos inseridos em uma comunidade e devemos ajudar as pessoas". Acadêmicos de Serviço Social da UNIJUÍ inserem-se em ações como no Escritório Modelo como campo de estágio e como forma de cumprir sua função social e da Universidade de mediar e resolver conflitos gratuitamente de todos aqueles que não têm o acesso efetivo à justiça, possibilitando o crescimento pessoal e profissional, tanto para os membros da academia como para a comunidade na qual está inserida, visando à garantia dos direitos e a justiça social.

A professora Lislei, explica que currículo do curso de graduação em Serviço Social busca desenvolver competências a fim de que o aluno seja capaz de conduzir uma ação consciente, com postura ética, participativa, criativa e propositiva: "por isso, além da participação nos componentes curriculares propostos pelo curso, o aluno deve contemplar suas atividades acadêmicas com ações de pesquisa e extensão, cuja intenção é a de concretizar o perfil do profissional assistente social que se pretende formar pela UNIJUÍ". Ela destaca também que são ações que caracterizam-se por atividades que permitam ao aluno aprimorar e ampliar seus conhecimentos, assim como, seu espírito investigativo, fundamentais para a formação profissional e para estabelecer as relações entre teoria e realidade: "a prática de extensão deve funcionar como cordão umbilical entre a sociedade e a universidade".