Abertas inscrições para Fórum Paulo Freire - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Abertas inscrições para Fórum Paulo Freire

UNIJUÍ sediará edição do evento de 26 a 28 de maio, no Campus Santa Rosa

Começaram nesta terça-feira, dia 15 de março, as inscrições de trabalhos para o XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que será realizado de 26 a 28 de maio na UNIJUÍ Campus Santa Rosa e no Centro Cívico e Cultural do município.

O período de inscrição foi definido na semana passada em reunião da comissão organizadora do evento. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de abril no portal www.unijui.edu.br. A divulgação dos trabalhos aprovados para participação no evento está prevista para o dia 13 de maio. A inscrição poderá ser feita na modalidade produção textual que consiste em uma produção textual de relato de pesquisa, de experiências ou de estratégias educativas, de projetos ou atividades que fazem referência ao pensamento pedagógico de Paulo Freire; e na modalidade outras formas de expressão que consiste na apresentação de trabalhos - por meio de teatro, dança, música, pintura, escultura, instalação, poesia, vídeo, entre outros - condizentes com a perspectiva teórico-pedagógica de Freire e/ou referidos a conceitos-categorias trabalhados pelo pensador.

O fórum estadual, itinerante, ocorre pela primeira vez no Noroeste do Estado, e já foi sediado por Universidades localizadas em cidades como Rio Grande, São Leopoldo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e, nos últimos dois anos, em Porto Alegre. Neste ano chega a Santa Rosa e tem como tema ‘Paulo Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança’.

A comissão organizadora foi eleita em assembléia, no fórum de maio de 2010, realizado na PUC/RS e tem a parceria da UNIJUÍ, URI, UFFS e Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Além disso, conta com o apoio do Sinpro/RS, Cpers, e da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O grupo aposta no fórum como mais um espaço de diálogo, de difusão e discussão das práticas pedagógicas freirianas. Freire é considerado o maior educador brasileiro, e teve sua obra divulgada pelo mundo todo. Foi um educador que sempre apreciou as diferentes formas de manifestação e, sobretudo respeitou a diversidade. A vinda do evento para a UNIJUÍ Campus Santa Rosa é uma conquista e oportuniza à região um evento que fortalece e renova a esperança na educação. Os municípios entidades, instituições, associações e movimentos interessados estão convidados a serem parceiros da iniciativa. As atividades são abertas e pretendem atender toda a comunidade.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.