Curso de Enfermagem e Liga de Combate ao Câncer realizam atividade voltada às mulheres - Unijuí

Atividade prática desenvolvida por estudantes foi voltada à promoção da saúde da mulher

Um grupo de acadêmicos do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ realizou, no dia 16 de março, uma atividade prática diferenciada, com o objetivo de marcar as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Os estudantes, do sétimo semestre do curso, prestaram orientações e esclarecimentos às pessoas que circularam próximo ao Shopping JB de Ijuí. A programação integrou atividades desenvolvidas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ijuí.

Com o objetivo de contribuir com a prevenção da doença por câncer, em especial, nesta data, dos cânceres de colo do útero e mama, os estudantes abordaram as pessoas que passaram pelo local estimulando para a realização do exame citopatológico cervical, mais conhecido por preventivo do câncer, bem como da mamografia.

A enfermeira Arlete Regina Roman, uma das professoras do componente curricular Enfermagem em Saúde da Mulher, destaca a importância desta atividade na formação do estudante, pois permite a interação com as pessoas junto a suas atividades diárias e possibilita conversar e estimular práticas saudáveis de vida. Destaca, ainda, que é nestes momentos que se identificam, ainda, mulheres que nunca fizeram estes exames e ou que estejam em atraso e também ideias equivocadas de que “se não estou sentindo nada não preciso procurar os profissionais da saúde”.

Os estudantes distribuíram material informativo e destacaram a importância de cada pessoa agir de forma responsável e amorosa para com sua vida, incentivando para ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e demais cuidados quando se fizerem necessários.