Presidente do STJ proferiu aula inaugural do Direito na UNIJUÍ - Unijuí

Presidente do STJ proferiu aula inaugural do Direito na UNIJUÍ

Ministro Ari Pargendler também foi agraciado com o título de Cidadão Ijuiense, concedido pela Câmara de Vereadores de Ijuí

O Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Ari Pargendler, proferiu a aula inaugural do primeiro semestre do Curso de Direito da UNIJUÍ na noite de ontem, 21 de março, no Salão de Atos da Universidade. O Ministro do STJ abordou o tema “O Novo Recurso Especial”.

Antes da aula inaugural, promovida pelo Departamento de Estudos Jurídicos, Ari Pargendler participou de sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí, excepcionalmente realizada no Salão Azul, na Biblioteca da UNIJUÍ, ocasião em que o Poder Legislativo concedeu ao Ministro o título de Cidadão Ijuiense. A proposição foi feita pelo vereador Valmir Seifert, com apoio de representantes do Executivo, Legislativo e demais instituições locais. A sessão solene contou com um momento cultural, a cargo do Coral da UNIJUÍ.

Em seu pronunciamento, o Ministro, que é natural de Passo Fundo, agradeceu à homenagem proposta pelos vereadores e disse se considerar um ijuiense. “Eu não tenho a presunção de que esse honroso título me é concedido pelas minhas qualidades pessoais. Eu compreendo o significado dessa ocasião: o município de Ijuí homenageia, na minha pessoa, o Poder Judiciário nacional”, destacou.

A sessão em homenagem ao Ministro Pargendler também contou com a presença da Presidente da 23ª Subseção da OAB de Ijuí, Izaura Melo de Freitas, que fez a entrega do projeto para a criação da Vara Federal em Ijuí. O Presidente do STJ se comprometeu com o empenho em prol da concretização da Vara Federal no município.

A solenidade foi prestigiada por autoridades e lideranças, dentre as quais se destacaram o Prefeito Fioravante Ballin; o Reitor da UNIJUÍ Martinho Luís Kelm; os Vice-Reitores da Universidade, Cátia Nehring, da Graduação, Evelise Berlezi, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e Laerde Gehrke, de Administração; o Desembargador Vilson Darós, Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o Juiz Federal Marcelo de Nardi, Diretor do Foto da JFRS de Porto Alegre; o Juiz de Direito Vinícius Borba Paz Leão, Diretor do Foro de Ijuí; o e Vice-Presidente da OAB Estadual, Jorge Fernando Maciel.