Acadêmicos de Direito prestam serviço junto ao Juizado Especial Federal Avançado - Unijuí

Como extensão do Escritório Modelo, estudantes atendem população nas questões de ações previdenciárias
Integrando o currículo do Curso de Direito da UNIJUÍ, o Escritório Modelo é o estágio curricular obrigatório, realizado pelos acadêmicos e supervisionado por professores, que proporciona a prática efetiva do direito, onde os estudantes prestam atendimento jurídico para pessoas carentes da comunidade.
Desde o final do último ano, através de um convênio firmado entre a UNIJUÍ e a Justiça Federal, os alunos possuem uma nova possibilidade de estágio curricular. O Escritório Modelo vem prestando serviços de assistência jurídica junto ao JEFA – Juizado Especial Federal Avançado, de Ijuí, que tem sua competência restrita às ações previdenciárias e seus feitos respeitam o sistema de processamento eletrônico.

O professor Joaquim Gatto, acredita que este convênio é fundamental para a formação acadêmica. “A Universidade precisa ocupar os espaços que permitirão a qualificação dos alunos e colaborarão para a formação de profissionais do direito”.

Gabriela Rasia, formanda de Direito, diz que o estágio tem sido diferente dos anteriores, pois se trata da inclusão de uma nova área. “Até então não atendíamos as questões previdenciárias, por isso está sendo um desafio. Tínhamos o conhecimento de sala de aula e na prática a gente trata de questões mais minuciosas”, afirma.

O serviço está disponibilizado nas dependências do JEFA, localizado no 7º andar do prédio do Fórum de Ijuí. O atendimento acontece toda terça-feira no horário das 13h30min, às 17h.

O Juízado abrange os municípios de Ijuí, Ajuricaba, Catuípe, Chiapeta, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Inhacorá, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul.