Secretária estadual falou sobre as políticas públicas para as mulheres - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Secretária estadual falou sobre as políticas públicas para as mulheres

Unijuí e Museu Antropológico receberam ontem a visita da secretária estadual Márcia Santana







A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana esteve visitando a Exposição “Colcha de Retalhos – Mulher e Trabalho”, no Museu Antropológico Diretor Pestana, na noite de ontem. Dando sequência à programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Márcia proferiu uma palestra no auditório da Sede Acadêmica da FIDENE/UNIJUÍ. O evento foi realizado pela FIDENE/UNIJUÍ, Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, Fórum Permanente da Mulher e SINPRO/Noroeste.

Com o auditório lotado, Márcia deu inicio à sua fala comentando o momento histórico e especial do qual todos nós brasileiros estamos vivendo, tendo pela primeira vez uma Presidenta da República e, também, pela primeira vez no Estado, a criação de uma Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, que tem como característica principal o debate da “transversabilidade”, ou seja, o diálogo permanente, a discussão em todas as áreas, em todos os sentidos, sem diferenças, tendo igualdade entre todas as raças, etnias, sexo. “Avançamos, mas falta muito para ter igualdade plena. Em alguns momentos, as mulheres caem no esquecimento”, comenta Márcia.

Márcia falou sobre a inserção da mulher no mundo do trabalho, da importância da qualificação e valorização profissional, da Lei Maria da Penha, da violência doméstica e dos desafios que terão pela frente.

A secretária explicou que o trabalho realizado pela sua pasta é recente e pediu o apoio e participação de todos, principalmente das mulheres. A intenção é mobilizar as regiões para que seja realizado um trabalho de engajamento entre todas as cidades, porém, primeiramente é preciso saber das condições e necessidades de cada lugar e frisou a importância do trabalho em conjunto com as prefeituras de cada município.

Na oportunidade, Márcia falou um pouco sobre o Programa Construindo Autonomia RS, que vai tratar das necessidades do trabalhador que realiza trabalho informal e não tem seus direitos adquiridos, uma vez que não tem carteira assinada. Através deste projeto serão oferecidas outras possibilidades, como a qualificação profissional.

Durante toda a palestra, Márcia respondeu a diversas perguntas realizadas pela platéia e finalizou sua fala lançando um desafio: Que as mulheres se articulem, discutem, apontem as necessidades da cidade e quais os potenciais para que possam interagir com a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.