Egressa de Biologia conclui doutorado - Unijuí

Egressa de Biologia conclui doutorado

Pesquisa quantificou o estoque de carbono em diferentes componentes de um sistema florestal com árvores de eucalipto
A egressa do curso de Ciências Biológicas, Tanise Luísa Sausen, concluiu o doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde defendeu a tese “Estoque e Dinâmica de Carbono em Plantios Subtropicais de Eucalyptus saligna e Mediterrâneos de Eucalyptus globulus”.

Durante a graduação na UNIJUÍ, Tanise foi bolsista de iniciação científica (bolsa CNPq e FAPERGS) no laboratório de Fisiologia Vegetal, iniciando sua formação científica. “Certamente a formação acadêmica e a oportunidade de atuar como bolsista de Iniciação Científica foram fundamentais para o êxito na minha trajetória profissional”, destacou.

Após a graduação, Tanise ingressou no mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do RS na área de relações clima – planta, com especial atenção a resposta fotossintética em plantas sob estresse hídrico, onde atuou como bolsista CNPq.

Em 2007, concluiu o mestrado e ingressou no doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS, com período sanduíche no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB, Portugal), como bolsista CAPES. “Meu trabalho de doutorado quantificou o estoque de carbono em diferentes componentes (solo, biomassa e serrapilheira) de um sistema florestal manejado com árvores de eucalipto na região Sul do Brasil, adicionalmente investigou-se a dinâmica de acúmulo de carbono no solo e a influência das variações sazonais na temperatura e precipitação sobre as emissões respiratórias de CO2 nas folhas e no caule em árvores de eucalipto”.

Nos últimos dois anos, Tanise Sausen atuou ainda como professora substituta de fisiologia vegetal na UFRGS, onde atualmente é bolsista de pós-doutorado do Centro de Biotecnologia.