Mestrado em Modelagem Matemática realiza aula inaugural - Unijuí

Mestrado em Modelagem Matemática realiza aula inaugural

Aula foi ministrada por docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira, 28 de março, na sala 307 do DeTEC, foi proferida a Aula Inaugural do Curso de Mestrado em Modelagem Matemática, por Waldir Leite Roque, vinculado ao Instituto de Matemática - Departamento de Matemática Pura e Aplicada, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na ocasião foram apresentados alguns aspectos relevantes no desenvolvimento científico e tecnológico e o impacto destes na inovação e economia. Tais aspectos estão intimamente relacionados à formação de profissionais de alto nível em modelagem matemática e computacional, com perfil de atuação em áreas inter e multidisciplinar. Neste sentido, também foram discutidos os princípios básicos para a formação deste profissional e a demanda atual e futura do mercado por profissionais com esta qualificação.

Waldir Leite Roque é bacharel em Física, graduado pela Universidade Federal da Paraíba (1978), fez mestrado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981) e doutorado em Matemática Aplicada na University of Cape Town/Africa do Sul (1986). Realizou Pós-Doutorado em Ciência da Computação na Universität Karlshure (Alemanha) e no Research Institute for Symbolic Computation - RISC (Áustria) e foi pesquisador visitante, atuando em robótica móvel, na Carnegie-Mellon University (USA). Atuou como

Professor no Departamento de Matemática da UnB, no Departamento de Informática da UFSC e atualmente é Prof. Associado III, no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: física-matemática, robótica, raciocínio qualitativo, computação algébrica, geometria computacional, processamento de imagem e modelagem de fogo florestal.