Acadêmicos de Engenharia Civil visitam a Usina Itaipú Binacional - Unijuí

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam a Usina Itaipú Binacional

Viagem oportunizou aos futuros profissionais conhecerem uma grande obra de engenharia civil

Um grupo composto por 36 estudantes de graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ, dos Campi Ijuí e Santa Rosa, esteve participando de visita técnica institucional à Itaipú Binacional na última sexta-feira, dia 25. A programação foi organizada pela coordenação do curso e pelo Programa de Educação Tutorial (PET EGC). Os alunos foram acompanhados pelos professores Bóris Sokolovics e Paulo César Rodrigues.

A visita constou de recepção ao grupo no Centro de Visitantes, onde foi exibido o vídeo institucional e de visita in loco na casa de força, salas de comando, vertedouro e barragem. A Usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e abastece 71,3% do consumo paraguaio.

Além de Itaipú, o grupo visitou o Parque Nacional do Iguaçu, onde pôde contemplar a sucessão de 275 saltos em forma de ferradura que brotam do Rio Iguaçu, conhecidas como cataratas.

A viagem foi uma ótima oportunidade dos alunos conheceram uma grande obra de engenharia civil, uma vez que a construção de Itaipú consumiu 12,7 milhões de m³ de concreto, volume suficiente para construir 210 estádios de futebol como o Maracanã, no Rio de Janeiro.