Alunos de Economia da UNIJUÍ participam do Projeto Cesta Básica - Unijuí

Alunos de Economia da UNIJUÍ participam do Projeto Cesta Básica

Acadêmicos realizam pesquisa mensal em supermercados de Ijuí e região

Todos os meses, acadêmicos do curso de Economia da UNIJUÍ, seguem até os supermercados para levantamento dos preços de 49 produtos de primeira necessidade. Assim inicia a elaboração dos valores da Cesta Básica, valor médio dos produtos, suficientes para o sustento de uma família composta por quatro pessoas, durante o período de um mês. “O objetivo da cesta básica é, ao mesmo tempo, acompanhar a evolução dos preços, obter um indicador local confiável e que possa ser utilizado como referência em estudos, pesquisas e decisões sobre o tema”, destacou o professor coordenador do projeto, José Valdemir Muenchen.

Em Ijuí, os acadêmicos do Grupo PET de Economia, coletam mensalmente dados em cinco supermercados. Em cada estabelecimento é coletado para cada produto, o preço de várias marcas. “O cálculo do preço dos produtos e do valor total da Cesta Básica de Ijuí toma-se, inicialmente por supermercado, o valor da média aritmética dos preços coletados para as marcas de cada produto e, posteriormente, o valor da média aritmética dos supermercados. Assim, o valor divulgado representa a média dos preços praticados nos cinco supermercados, na data do seu levantamento”, esclarece o professor.

A partir de agora, o projeto da Cesta Básica será considerado uma atividade do Laboratório de Economia Aplicada, do curso de Economia da Universidade. A acadêmica Mariana da Silveira Telles, 2º semestre de Economia, é bolsista PET e participa do projeto Cesta Básica. “É um aprendizado e tanto e que vai ampliar nossas capacidades produtivas e também nossos conhecimentos. Com ele estou aprendendo como buscar informações para uma pesquisa e como analisá-los, ou seja, aplicando os conhecimentos, as técnicas e os métodos discutidos no curso de economia”, salientou.

Laboratório de Economia Aplicada - LEA

O Laboratório de Economia Aplicada tem como objetivo servir de referência para realização de estudos e pesquisas. O professor Dilson Trennepohl, coordenador do laboratório, destaca que o local é um espaço para estudantes fazerem seus trabalhos, monografias e professores utilizarem o mesmo durante as aulas.

Atualmente sete bolsistas PET do curso de Economia utilizam o espaço. Em breve, um edital estará aberto para novos bolsistas.

O Laboratório de Economia Aplicada divulga também o Custo da Cesta Básica Nacional de Ijuí, que é calculada considerando a metodologia do DIEESE, composta por treze produtos alimentares.