Pesquisa da UNIJUÍ revela preferência de presentes para a Páscoa - Unijuí

Pesquisa da UNIJUÍ revela preferência de presentes para a Páscoa

Questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ

Uma pesquisa coordenada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa revelou a preferência de produtos que as pessoas devem comprar para presentear seus familiares no dia de Páscoa. A pesquisa contempla ainda o valor que deve ser gasto nas compras.

O resultado apontou que 92% vão ou pretendem comprar presente de Páscoa. Quando questionados sobre o destino dos presentes, 64% disseram que os presentes é para crianças e 36% para adultos. Perguntados de maneira espontânea sobre a preferência por presentes, 74% pretendem presentear com chocolates e 17% com vestuário e ou calçados. Já em relação ao tipo de chocolate, o estudo revelou que 58% preferem ovos de chocolate e 33% caixas, 5% barras e 4% unidades.

Quanto aos valores, o estudo revelou que 61% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50. De R$ 51 a R$ 100, 24%. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, de R$ 200 à R$ 600.

Segundo o professor Ariosto Sparemberger coordenador da pesquisa, estudos como este podem contribuir para o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, torna-se possível aos gestores do comércio, direcionar algumas ações promocionais mais específicas com vistas ao aumento das vendas e também para que os lojistas ofereçam produtos diversificados e vendedores qualificados que possam principalmente auxiliar e orientar o consumidor no momento da escolha do que comprar”.

De acordo com o professor, a entrevista ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relações as opções de presente: “as pessoas respondiam de acordo com o que realmente pretendem dar, no momento da enquete, não demos opções para eles escolherem”.

A pesquisa, que foi realizada de 04 a 12 de abril de 2011 e teve como principal objetivo de identificar a preferência dos familiares em relação ao tradicional presente de Páscoa e também apurar os valores pretendidos a serem gastos na data. Foram entrevistadas 251 pessoas, sendo 70% do sexo feminino e 30% do sexo masculino. A maioria, 51 %, possui entre 21 a 40 anos, enquanto 16% possuem de 41 a 50 anos e acima de 51 anos, 13%. Em relação ao estado civil, 45% solteiros e 48% casados.

A pesquisa também revelou que 60% dos entrevistados, possuem renda de até R$1.020 e 30% de R$ 1.021 até R$ 3.060, e o valor a ser gasto por pessoa entrevistada foi de no mínimo R$10 e no máximo de R$ 600, com uma média de R$ 75,86.

Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Bruno Büttenbender, Karin Riedner, Anelize Schonhart e Vinicius Rigon Dorneles; e dos bolsistas do Ensino Médio vinculados ao Departamento de Estudos da Administração: Gustavo de Oliveira, Ana Gabriela Scolari e Roberta Loose. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan.