Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ é reconhecido pelo MEC com conceito 4 - Unijuí

Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ é reconhecido pelo MEC com conceito 4

Avaliadores do INEP/MEC realizaram visita in loco à Universidade
O Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ obteve excelente desempenho no processo de avaliação desenvolvido pelo Ministério de Educação, com vistas ao reconhecimento do curso. A avaliação transcorreu na primeira semana de abril, durante visita in loco de avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). O resultado, divulgado na última quarta-feira, atribuiu conceito 4, numa escala de 1 a 5, assegurando a qualidade do curso oferecido pela UNIJUÍ.

O processo de reconhecimento do curso contemplou a análise, por parte dos avaliadores, de quatro dimensões: organização didática pedagógica; corpo docente; instalação física; e requisitos legais e normativos. Dentro destas quatro dimensões, foram avaliados inúmeros aspectos, com destaque para estágio supervisionado e prática profissional; titulação e formação dos docentes; regime de trabalho; pesquisa e produção científica; estrutura física de salas de aula e laboratórios especializados; e acervo bibliográfico.

A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, professora Cristiane Beck, destaca que o excelente desempenho obtido na avaliação evidencia a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como a articulação existente entre docentes e alunos. “É o resultado do esforço empreendido por todos e também da qualidade do ensino, que é marca da Instituição”.

A estrutura física foi destacada no relatório dos avaliadores, com ênfase para a área do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, que totaliza 236 hectares para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão e de estágios, e também do Hospital Veterinário, cujo primeiro bloco, que abrange o laboratório de anatomia animal, já está sendo utilizado desde 2010. A previsão é que até o final deste ano o Hospital esteja em pleno funcionamento, com a conclusão dos outros dois blocos, onde funcionarão os laboratórios para as práticas clínicas e cirúrgicas.

A primeira turma de profissionais da Medicina Veterinária será formada no segundo semestre do próximo ano, uma vez que o curso foi implantado em 2008.