Projeto de extensão Nutrição Kaingang participa de acampamento festivo - Unijuí

Projeto de extensão Nutrição Kaingang participa de acampamento festivo

Atividade, realizada na Terra Indígena de Guarita e Inhacorá, foi comemorativa ao Dia do Índio

O Curso de Nutrição da UNIJUÍ desenvolveu no sábado, 16 de abril, na comunidade de Irapuá, Coronel Bicaco, atividades comemorativas em Dia do Índio, dentro do Projeto de Extensão “Nutrição Kaingang”, desenvolvido pela Universidade, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane/UFRGS) e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Os estudantes participaram ainda de um acampamento festivo ao Dia do Índio, na Terra Indígena de Guarita e Inhacorá, onde foram desenvolvidas apresentações artísticas, além do preparo do almoço, com alimentos da cultura Kaingang, realizado pelas escolas Toldo Campinas e Kasin Mig. “Foi um momento significativo aos membros do Projeto, pela integração com a comunidade indígena e acompanhamento da processualidade das preparações e refeição, com os alimentos típicos, tais como bolo nas cinzas, abóbora assada, folha de moranga, mandiocada, pisé, canjica e regro”, destaca a professora Tânia Lucchese Bellé, da equipe de coordenação do projeto, salientando, ainda, a relação que os Kaingangs estabelecem com o alimento e a natureza.

O projeto de extensão “Nutrição Kaingang” tem por objetivo resgatar hábitos, práticas e preparações culturais Kaingang na alimentação escolar indígena. Participam do mesmo as acadêmicas do Curso de Nutrição Aline Bernard, Caroline Espich, Débora Ghislene, Délis Markus, Janaina Barasuol, Laísa Dalla Rosa e Lauren Franciscatto, o nutricionista Kaingang Marcos Ribeiro, a mestranda de Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Liamara Ubessi, além de docentes do Curso de Nutrição.