Professores e acadêmicos debatem desafios da escola no XIV ENACED - Unijuí

Professores e acadêmicos debatem desafios da escola no XIV ENACED

Abertura oficial do evento ocorreu na noite desta segunda-feira, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ abriu na noite desta segunda-feira as atividades do XIV Encontro Nacional de Educação - ENACED. Cerca de 400 professores e acadêmicos participam de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.

Com o tema ‘Conhecimento e Aprendizagem: o desafio da escola na contemporaneidade’, o evento tem o objetivo de oportunizar um espaço privilegiado de socialização de conhecimentos e saberes, de interação e interlocução entre professores, pesquisadores e acadêmicos. A perspectiva é para novas investigações que qualifiquem o trabalho educativo.

Na abertura oficial o tema de discussão foi ‘O Processo de Aprendizagem em Contextos Atuais’, ministrado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dóris Pires Vargas Bolzan. A professora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Elisabete Andrade fez a mediação da mesa. Na noite também ocorreram apresentações artísticas da Escola Municipal Raul Oliveira. O Coordenador do XIV ENACED e coordenador adjunto do curso de Pedagogia da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Professor Celso Martinazzo, destacou a expressiva participação no congresso bem como nas inscrições de trabalhos, com participantes dos três estados do Sul do Brasil, Espírito Santo e Mato Grosso.

O ENACED é uma promoção da UNIJUÍ com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS, Prefeitura de Santa Rosa, Sinpro/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Cpers Sindicato. Estiveram presentes na abertura oficial do evento o Pró-reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Professor Pedro Büttenbender, a Secretária Municipal de Educação de Santa Rosa, Neli Cadaval da Costa, a Coordenadora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Professora Marta Borgmann, o Coordenador do 10º Núcleo do Cpers, Sr. Aládio Kotowski, Márcia Regina Lucca, representando a 17ª Coordenadoria Regional de Educação, e a professora Hedi Maria Luft, que representou o Sinpro Santa Rosa.

Nesta terça-feira os participantes participarão de oficinas e na quarta-feira nova palestra com o tema ‘O Desafio da Docência e da Aprendizagem Escolar em Tempos de Complexidade’, com a professora Izabel Petraglia, da UNINOVE, de São Paulo. As atividades seguem até sexta-feira.