Curso de Comunicação Social leva nove trabalhos ao Intercom Sul - Unijuí

Curso de Comunicação Social leva nove trabalhos ao Intercom Sul

Fotografia concorre a prêmio de melhor da região Sul do Brasil, na categoria fotografia jornalística

Professores e acadêmicos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ tiveram nove trabalhos aprovados para apresentação no 7º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul - Intercom Sul. Oito serão apresentados no evento, e um concorre a premiações: é uma fotografia, que concorre ao prêmio de melhor da região Sul do Brasil, na categoria fotografia jornalística. O evento ocorre de 26 a 28 de maio, na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná.

O evento é o mais importante na área, com abrangência nos três estados da região Sul do Brasil. Possibilita uma troca de experiências entre professores, acadêmicos e profissionais da área da comunicação, através da apresentação de artigos, trabalhos e estudos desenvolvidos dentro da universidade. Os trabalhos são divididos em três categorias: Divisões Temáticas (para professores pesquisadores), Intercom Junior (para acadêmicos pesquisadores) e Expocom (para acadêmicos com exposição de pesquisa experimental).

A UNIJUÍ teve trabalhos aprovados nas três categorias. Nas Divisões Temáticas a professora Vera Raddatz vai apresentar “Reflexões sobre as TICs no processo de formação do conhecimento” no DT Interfaces Comunicacionais. No Intercom Junior, espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação, como projetos de iniciação científica, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, a Universidade teve sete artigos aprovados:
- Pesquisa empírica em comunicação: a experiência do Projeto Fronteiras, por Elenise Carneiro, Michelle Tjader e Marília Munareto;
- Pesquisa empírica na interface da comunicação e da educação, por Vanessa Bruinsma e Patricia Kuhn;
- A Influência de Séries e Sitcoms Anglo-Americanas na Conduta dos Adolescentes de Ijuí, por Gisele Noll;
- Telejornalismo: a notícia considerada como uma mercadoria, por Micheli Thiesen;
- Publicidade e Aids: análise dos comerciais veiculados pela mídia eletrônica, por Diogo Ferreira;
- O impacto da mídia televisiva na educação das crianças, por Rafaela Constância;
- Teoria da recepção e as reportagens sobre as falhas do Enem, por Patricia Kuhn.

Na Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por alunos de graduação, a UNIJUÍ teve a fotografia “Pés de Valsa” classificada na categoria Fotografia Jornalística, na modalidade Jornalismo. A foto é da aluna de Jornalismo Patricia Kuhn, e concorrerá com outras três, à melhor da região sul nessa categoria. Os ganhadores da Expocom serão conhecidos no último dia do evento e irão posteriormente concorrer no Intercom Nacional com os ganhadores dos outros regionais no país.