UNIJUÍ fortalece suas relações com a Universidade de Santiago do Chile - Unijuí

UNIJUÍ fortalece suas relações com a Universidade de Santiago do Chile

Professor chileno Eduardo Devés cumpre agenda organizada pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento

A UNIJUÍ está recebendo a visita do professor chileno Eduardo Valdés Devés, da Universidade de Santiago do Chile (USACH), que permanecerá em Ijuí até o final da semana, cumprindo agenda junto ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento.

Segundo o professor Gilmar Antonio Bedin, que está coordenando a visita, o principal objetivo é o estreitamento das relações entre as duas instituições.
Nesta quarta-feira, o professor Eduardo Devés participou de encontro com a Reitoria da UNIJUÍ e, na seqüencia, de reunião de trabalho com Chefes de Departamento. Na quinta e sexta-feira, o professor visitante participará do Seminário “O Pensamento Latino-Americano na Virada de Século: Economia e Sociedade”, junto ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento.

Em entrevista à Rádio UNIJUÍ FM, concedida na manhã desta quarta-feira, o professor Devés falou sobre sua visita à Ijuí, a 24ª cidade pela qual ele passa, dentro de um ciclo de visitações pela América Latina iniciado há cerca de um mês. Após visitar diversas regiões do Chile, Argentina e Uruguai, chegou ao Brasil, já tendo passado por Pelotas e São Leopoldo.

Dentre os objetivos deste roteiro, destaca a campanha “Compromisso Intelectual no Bicentenário da Independência da América”, por meio do qual pretende estabelecer redes intelectuais entre as regiões e instituições visitadas. “A intenção é convidar as pessoas a participarem dos congressos e atividades intelectuais que temos promovido no Chile, com a participação de docentes de todo o Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil. Espero poder contar com cerca de 50 delegações de estudantes da América Latina para organizar um grande fórum latino-americano de estudantes no Chile”.

Sobre as relações entre a UNIJUÍ e a Universidade de Santiago do Chile, o professor Gilmar Bedin destaca que é uma experiência significativa para o Mestrado em Desenvolvimento. “Especificamente na UNIJUÍ, o professor vem para trabalhar o tema do pensamento latino-americano focado na questão da sociedade, da economia, os ciclos de modernização. Nossa Instituição tem uma história de intercâmbio internacional muito grande e desde o ano passado já vínhamos nos aproximando da Universidade de Santiago do Chile, dentro de uma perspectiva que também a atual Reitoria vem fortalecendo, de buscar a aproximação com as universidades da América Latina, além das tradicionais universidades européias”. As principais tratativas são para o estabelecimento de relações entre o Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ e o Instituto de Estudos Avançados, da Faculdade de Humanidades, da USACH, no qual se destaca o Programa de Doutorado em Estudos Americanos.