Estudo desenvolvido na UNIJUÍ será pauta do Globo Repórter nesta sexta-feira - Unijuí

Estudo desenvolvido na UNIJUÍ será pauta do Globo Repórter nesta sexta-feira

Equipe da Rede Globo esteve na Universidade em março produzindo reportagem sobre o paladar

As atividades relativas ao "Sentido do Paladar", que faz parte da "Situação de Estudo - Ser Humano e Ambiente: percepção e interação", desenvolvida por docentes do Departamento de Biologia e Química da UNIJUÍ, nas licenciaturas em Biologia e Química, será uma das abordagens do Programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, que será exibido nesta sexta-feira, 13 de maio.

A gravação do programa na UNIJUÍ aconteceu no final de março, nos laboratórios da Universidade, no Campus Ijuí, com a participação de docentes e acadêmicos dos Cursos de Química e Biologia. Durante as gravações, foram feitas demonstrações práticas para explicar como funciona o paladar, um dos cinco sentidos do corpo humano, juntamente com a visão, audição, tato e olfato. O paladar está diretamente relacionado aos alimentos, pois é o sentido capaz de detectar os diferentes sabores através da língua.

Conforme destaca a produtora do Globo Repórter, Ana Dorneles, o tema do programa é o paladar, no sentido da construção do mesmo em busca da saúde, e fala da qualidade de vida e da formação de hábitos de alimentação saudáveis. Neste sentido, a produção do programa chegou, por meio de pesquisa na Internet, à situação de estudo relatada na publicação “Situação de Estudo – Ciências no Ensino Fundamental 2 – Ser Humano e Ambiente: percepção e interação”, organizada pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC/UNIJUÍ), e publicado pela Editora UNIJUÍ.

Segundo a professora Maria Cristina Pansera de Araújo, uma das docentes envolvidas no projeto, as situações de estudo são desenvolvidas em sala de aula, com os acadêmicos, que serão os futuros formadores/professores da Educação Básica. “Este é um contexto desenvolvido no ensino superior, mas que irá se reproduzir na sala de aula da educação básica, onde os professores farão com que os alunos compreendam o significado dos alimentos nas diferentes áreas do conhecimento – a Química, a Biologia e a Física, e o que isso representa na busca pela qualidade de vida. Além disso, convém salientar que o paladar é um dos sentidos que garantiu e garante a sobrevivência da espécie humana”.

Sentido do paladar

O sentido do paladar proporciona a percepção dos sabores dos alimentos e a distinção das características das substâncias que as compõem.

Para explicar este processo, o Globo Repórter veio à UNIJUÍ para mostrar duas atividades: a primeira mostra que a percepção dos sabores das substâncias só ocorre quando as mesmas estão dissolvidas. Como é possível esta percepção de sabor se os alimentos são materiais e se encontram, em geral, nas formas líquida e sólida? A segunda atividade a ser mostrada será a do “mapa da língua”, que explica a percepção dos 4 sabores básicos (salgado, doce, azedo e amargo) em diferentes regiões da língua.

O resultado das gravações poderá ser conferido na edição de sexta-feira do Globo Repórter, que tem previsão de início às 22h25. Para informações sobre a situação de estudo, os contatos do Departamento de Biologia e Química da UNIJUÍ são o email dbq@unijui.edu.br e o telefone 55.3332.0461.