Engenharia Elétrica promove palestra sobre proteção de sistemas elétricos - Unijuí

Engenharia Elétrica promove palestra sobre proteção de sistemas elétricos

Evento reuniu professores e alunos de graduação, engenheiros e técnicos do ramo elétrico de Ijuí e região

Dando início às comemorações dos 20 anos do Curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ, foi realizada na terça-feira, 17, a palestra Soluções e Produtos SEL, que abrangeu o tema de proteção e controle dos sistemas elétricos de potência e das indústrias, bem como a importância das proteções e dos Engenheiros de Proteção.

A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Maurício Soares, da SEL - Schweitzer Engineering Laboratories Comercial Ltda, empresa ícone no mundo na área de vendas de equipamentos, soluções de proteção, supervisão e controle, dentro dos segmentos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

Além dos professores e alunos de graduação, estavam presentes engenheiros e técnicos representantes de grandes empresas do ramo elétrico da cidade de Ijuí e demais municípios da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, como a Creluz, Demei e Fockink, além da Escola Técnica Estadual 25 de Julho.

Considerando que os sistemas de produção e geração de energia elétrica são de vital importância para o desenvolvimento, a exemplo de usinas e pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s), é fundamental desenvolver pesquisas e produtos voltados à proteção, controle e manutenção constantes. Para acompanhar os avanços nesta área, é necessário investir na qualificação de profissionais e também dos futuros profissionais da área. O professor Mateus Schonardie, do Curso de Engenharia Elétrica, destacou a importância do debate, destacando que a qualidade da energia é vital para a segurança dos sistemas. “Quando um sistema está bem protegido, na eventualidade de ocorrer um problema se pode chegar ao defeito de forma mais rápida”, destacou, acrescentando que a palestra discutiu tanto os aspectos de segurança dos sistemas, quanto dos operadores. Daí a importância de promover atividades de formação, para qualificar os profissionais frente aos desafios técnicos atuais.