I Fórum da Rede Leite em desenvolvimento na UNIJUÍ - Unijuí

I Fórum da Rede Leite em desenvolvimento na UNIJUÍ

Evento apresentará resultados do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira

Os resultados são animadores: em todas as 50 propriedades rurais onde o programa Rede Leite entrou, melhorou a eficiência da produção de leite. Relatos de produtores que aderiram ao programa indicam não apenas aumento da produtividade, mas, sobretudo, melhorias na genética dos animais e nas pastagens, a partir da introdução da inseminação artificial e de novas espécies de forrageiras. Além disso, o programa também viabilizou melhorias na qualidade de vida das famílias que produzem leite, como a redução do trabalho penoso.

A trajetória das propriedades rurais, antes e depois do Programa Rede Leite (Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS), está sendo apresentada durante o I Fórum da Rede Leite, em desenvolvimento nesta quinta-feira, no Campus da UNIJUÍ. O evento é promovido pelas nove instituições que integram o programa: Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, UNIJUÍ, Unicruz, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, Coperfamiliar, Fepagro e Agel.

O Fórum reúne prefeitos, secretários municipais, pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas rurais, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo e lideranças ligadas à cooperativas, sindicatos e associações rurais.

10h - Painel: Programa Rede Leite
- Aspectos conceituais de "pesquisa-desenvolvimento"
Jorge Luis Berto - Professor da UNIJUÍ
- Histórico e resultados da Rede Leite