Realizada monitoria em projeto de capacitação de agricultores da Região Noroeste - Unijuí

Projeto desenvolvido pelo Deag/UNIJUÍ beneficiou 1.296 agricultores da região Noroeste

O engenheiro agrônomo Fábio José Esswein, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizou monitoria do Projeto de Capacitação de Agricultores desenvolvido pelo Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ. A monitoria, realizada na primeira quinzena de maio, teve por objetivo acompanhar a aplicação dos recursos e ouvir a opinião de lideranças rurais e o público beneficiado pelo projeto sobre os benefícios propiciados pelo mesmo.

O agricultor Elson Hedt, residente no Distrito de Itaí, participou de um curso de produção de leite em sistemas orgânicos. A parte teórica do curso foi realizada na sede do Distrito e a parte prática foi realizada em propriedades de produção de leite em Catuípe e Chiapetta. Para o produtor, “o curso serviu para trazer atualizações sobre a atividade leiteira, o que o estimulou a ampliar a atividade em sua unidade de produção”. Avaliou como positiva a participação no evento.

A agricultura Marlise Treter, residente na Linha 07 Oeste, município de Ijuí, participou de um curso de panificação e massas no Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso. Marlise e seu marido, Gelson, possuem uma agroindústria familiar de massas e biscoitos. Na sua avaliação, “o curso foi importante para ajudar na organização de seu processo de trabalho”, já que pretende ampliar a sua produção, com a construção de um novo espaço para a sua agroindústria.

A unidade de produção do agricultor Juarez Kravzuk, associado da Natuagro, localizada na linha Parador, em Ijuí, foi visitada na monitoria por ter apoiado a realização de cursos de agroecologia. A produção de Juarez, o Juca, como é conhecido, possui uma experiência consolidada de produção orgânica e vive com sua família e seus pais em uma área de cinco hectares. Segundo Juca, “a maior dificuldade foi passar pelo período de transição entre a produção convencional de hortaliças e a produção orgânica. Após dez anos de atuação, conseguiu produzir um importante equilíbrio que propicia produzir, de forma, abundante, sem necessidade de usar intensivamente os insumos químicos”.

Foram visitadas também as unidades de produção dos assentados de reforma agrária Pedro Didnei Soares, assentamento Rodinha e Edemir Valsoler, assentamento Simon Bolivar. O assentado Pedro Soares participou do curso de agroecologia e produz hortaliças para atender a merenda escolar da escola localizada no assentamento. O desafio do Edemir é consolidar a produção orgânica em sua unidade, principalmente da produção de leite. Participou de um curso de produção de leite.

Por fim, foi realizada uma reunião com representantes de entidades beneficiadas pelo projeto. A reunião foi realizada na Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores de Jóia, Coopermis, com a presença do seu presidente Carlos Deniz Silva de Lima, do Médico Veterinário Ricardo Fornel e da Técnica em Agropecuária Marleise Valsoler, que participaram do projeto. Como representante das entidades beneficiadas pelo projeto, Deniz destacou como “importante o envolvimento da Universidade com os agricultores familiares da região e o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário para viabilizar o projeto”. Entende que seria importante a continuidade das ações, do envolvimento da Universidade e do Ministério e da necessidade de políticas públicas para viabilizar a produção em unidades de produção familiar que agreguem renda e tragam melhorias na qualidade de vida.

Segundo o professor Roberto Carbonera, coordenador do Curso de Agronomia da UNIJUÍ, o projeto realizou um total de 142 atividades de capacitação, beneficiando um público de 1.296 agricultores e agricultoras da região Noroeste. Inicialmente, foram programadas 92 atividades para 1100 beneficiários. Foi possível ampliar em 54% o número de atividades programadas e atender a um público 17,81% superior, devido ao rigor na aplicação dos recursos. Os recursos aplicados foram de R$ 244.366,42, sendo R$ 186.716,72 do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e R$ 57.649,70 da UNIJUÍ, como contrapartida.

Carbonera acrescenta que projeto vinha sendo desenvolvido desde o ano de 2005 e, apesar de alguns problemas ocorridos durante a execução do contrato, os resultados foram positivos. Foram realizadas muitas atividades de capacitação. Foi atendido um público variado em toda a região Noroeste, desde Jóia, Augusto Pestana, Ijuí, passando por Santa Rosa, Santo Cristo, Três Passos, Tenente Portela e de outras localidades e município. Foi, também, um exercício de ação cooperada entre a Universidade, o Ministério, a Caixa Econômica Federal, que repassou os recursos, as associações e organizações dos agricultores e os principais sujeitos, que foram os agricultores e agricultoras que participaram os eventos.

Fotos: propriedade de Juarez Kravzuk; Elson Hedt; agricultura Marlise Treter;Coopermis