Museu Antropológico comemora hoje os seus 50 anos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu Antropológico comemora hoje os seus 50 anos

Programação ao longo do dia marcará as comemorações do cinqüentenário do Museu Antropológico Diretor Pestana




O Museu Antropológico Diretor Pestana comemora seus 50 anos de fundação nesta quarta-feira, 25 de maio, e para marcar a data, será desenvolvida, ao longo do dia, uma programação especial, comemorativa ao cinquentenário. As comemorações do cinqüentenário começaram no último dia 18, com a abertura de uma semana especial de visitação gratuita, proporcionando o acesso de toda a comunidade regional aos eventos e exposições.

Para esta quarta-feira, data que marca o aniversário de fundação, o Museu organizou uma série de atividades, nos turnos da manhã e tarde tendo por local o Salão de Atos do Campus Ijuí, com destaque para a noite, quando acontece a solenidade no auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ, a partir das 19h30.

Dentre as presenças confirmadas está o Chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Pestana Neto, cuja presença se destaca pelo fato dele ser bisneto de Augusto Pestana, engenheiro chefe da Comissão de Terras e Colonização que dirigiu a Colônia de Ijuí por muitos anos. Sua fala estará voltada para as questões que tangem a Política Cultural do Estado, assim como para as demandas e ações do governo através das Secretarias de Estado.

Também participará do evento, à noite, Cícero Antônio Fonseca de Almeida, Coordenador de Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus, que abordará a importância das práticas, dos conhecimentos e das ações geradas a partir do estudo dos museus de temática antropológica, destacando o MADP e sua importância regional, estadual e nacional.

“Nosso intuito, a partir deste diálogo, é discutir a importância e necessidade da existência de um reconhecimento museal que extrapole o universo acadêmico e institucional, ou seja, fazer com que o MADP volte a estar presente no dia a dia da comunidade de Ijui, da região e da nação”, destaca a diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira.

PROGRAMAÇÃO

Até 27 de maio
Visitação gratuita
Horário: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Horários diferenciados mediante agendamento prévio pelo fone 55.3332.0257

Quarta-feira, 25 de maio
Manhã: Apresentação do Coral Infantil Mbya-Guarani, da Aldeia Koenjú, de São Miguel das Missões; lançamento do vídeo Bicicletas de Nhanderú - Direção de Patricia Ferreira (Keretxu), Ariel Duarte Ortega e Fotografia: Jorge Ramos Morinico e debate com os diretores.
Horário: 9h
Local: Salão de Atos do Campus UNIJUÍ

Tarde: Apresentação do Coral Infantil Mbya-Guarani, da Aldeia Koenjú, de São Miguel das Missões; exibição do Vídeo “Nós e a Cidade”; e palestra “O Povo Mbya-Guarani no Rio Grande do Sul”, com o Cacique Ariel Duarte Ortega.
Horário: 14h30min
Local: Salão de Atos da UNIJUÍ

Noite: evento comemorativo aos 50 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana com a seguinte programação: abertura; apresentação do Coral da UNIJUÍ; apresentação do Coral Infantil Mbya-Guarani, da Aldeia Koenjú, de São Miguel das Missões; palestra com Carlos Pestana Neto, Chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e Cícero Antonio Fonseca de Almeida, Coordenador de Patrimônio Museologico do IBRAM.
Horário: 19h30min
Local: Auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.