Fórum Paulo Freire debate Educação Popular - Unijuí

Fórum Paulo Freire debate Educação Popular

Abertura oficial do evento ocorre hoje à noite, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa

Começa hoje a noite em Santa Rosa o XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. O evento, sediado pela UNIJUÍ, segue até este sábado, dia 28 de maio. As atividades ocorrem no Centro Cívico e Cultural do município e no Campus da Universidade em Santa Rosa. Com o tema ‘Paulo Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança’, o evento traz discussões acerca da educação popular.

A abertura oficial do evento, que ocorre a partir das 19h30min, terá palestra com o Educador Popular de Costa Rica, Oscar Jara. Ele irá explorar as contribuições de Paulo Freire na Educação Popular. Apresentações artísticas também irão marcar a abertura do evento. Paulo Freire é considerado o maior educador brasileiro, e teve sua obra divulgada pelo mundo todo. Foi um educador que sempre apreciou as diferentes formas de manifestação e, sobretudo respeitou a diversidade.

O fórum estadual, itinerante, ocorre pela primeira vez no Noroeste do Estado, e já foi sediado por Universidades localizadas em cidades como Rio Grande, São Leopoldo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e, nos últimos dois anos, em Porto Alegre. A vinda do evento para a UNIJUÍ Campus Santa Rosa é uma conquista e oportuniza à região um evento que fortalece e renova a esperança na educação. As atividades são abertas e pretendem atender toda a comunidade.

A comissão organizadora foi eleita em assembléia, no fórum de maio de 2010, realizado na PUC/RS e tem a parceria da UNIJUÍ, URI, UFFS e Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Além disso, conta com o apoio do Sinpro/RS, Cpers, e da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O grupo aposta no fórum como mais um espaço de diálogo, de difusão e discussão das práticas pedagógicas freirianas.

Amanhã a tarde o Fórum Paulo Freire traz para a comunidade apresentações artísticas, a partir das 16h30min, na Praça da Bandeira, Praça de Cruzeiro e na Praça da Independência e na UNIJUÍ.

26/05/2011 (Quinta-feira)
- 15h - Recepção e credenciamento
- 19h30min - Abertura oficial – pronunciamento de representante da Coordenação do Evento.
- 19h45 min - Apresentação artística sob responsabilidade do Grupo “Teatro Popular”
- 20h – Palestra: As contribuições de Freire na Educação Popular
Palestrante Educador Popular Oscar Jara – Alforja (Costa Rica) – CEAAL (Panamá)
Coordenação: Professora Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach (DePe - Unijuí)
- 21h – Debate, pontuação temática e encaminhamentos.
Local: Centro Cívico Cultural Antonio Carlos Borges - Santa Rosa – RS

27/05/2011 (Sexta-feira)
- 8h - Recepção dos participantes e abertura dos trabalhos na UNIJUI – Campus Santa Rosa- RS
- 9h às 12h – Trabalho em Grupos
I) Apresentação e discussão dos trabalhos inscritos sob a modalidade produção textual e outras formas de expressão – por eixos temáticos – organizados mediante “círculos de cultura”, retomando, quando necessário, questões de fóruns anteriores. (Em anexo seguem os treze eixos propostos para o presente evento).
- 14h às 16h – Trabalho em Grupos
II) A partir de uma categoria e/ou questão temática escolhida, os grupos construirão sínteses a serem apresentadas em plenária
Grupos modalidade produção textual - no dia 28/05 pela manhã.
Grupos modalidade outras formas de expressão – no dia 27 à noite
- 16h – Apresentação de manifestações artísticas inscritas no evento - teatro, dança, performance e outras - em pontos diversos da cidade (locais públicos como praças, rodoviária e outros).
- 19h- Socialização das sínteses das discussões dos trabalhos dos grupos modalidade outras formas de expressão, em plenária, seguidas de depoimentos e reflexões sobre as apresentações artísticas realizadas em pontos diversos da cidade.
- 21h - Sessão de Lançamento de livros com a presença dos respectivos autores e Confraternização.
Local: Unijuí – Campus Santa Rosa - RS

Dia 28/05/2011 (Sábado)
- 8h30min – Socialização das sínteses das discussões realizadas no dia anterior pelos grupos modalidade produção textual, em plenária (cada grupo de trabalho define sua forma de apresentação).
- 10h – Avaliação do evento e encaminhamentos para viabilizar o XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
- 12h – Falas de encerramento dos representantes das instituições responsáveis pela promoção do evento: Unijuí, URI, UFFS, Prefeitura Municipal de Santa Rosa.
- 12h 30min - Apresentação artística dos alunos de Escolas Municipais e Santa Rosa sobre “Vida e obra de Freire”, chamando os participantes do evento para a manifestação de suas expectativas para o XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire e construindo uma ciranda.
Local: Unijuí – Campus Santa Rosa