Acadêmicos de Enfermagem visitam Hospital Psiquiátrico - Unijuí

Acadêmicos de Enfermagem visitam Hospital Psiquiátrico

O objetivo foi proporcionar aos alunos vivências junto a um hospital psiquiátrico e serviços substitutivos a ele

Na primeira quinzena de maio acadêmicos do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ realizaram uma viagem a Caxias do Sul, para conhecer os serviços que prestam atendimento em Saúde Mental naquele município.

Cerca de 40 acadêmicos do 3º e 5º semestres, que cursam o componente “Enfermagem em Saúde Mental”, participaram da viagem, sendo que os estudantes do 5º semestre estão realizando atividades práticas de estágio na área de saúde mental.

As professoras Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz e Cátia dos Santos Gentile, responsáveis pelo componente, acompanharam a viagem. As professoras destacaram que o principal objetivo foi de proporcionar aos alunos vivências junto a um hospital psiquiátrico e serviços substitutivos a ele (CAPS), conhecer sua estrutura, funcionamento, equipe e o modelo de atenção tratamento.

A Clínica Prof. Paulo Guedes, que é um hospital especializado em psiquiatria referência para Ijuí e outros municípios da região, foi o primeiro local visitado. O hospital, com 300 leitos, é exemplo na área de internação e tratamento de pessoas com transtornos mentais e alcoolistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seguida, os acadêmicos conheceram o Centro de Atenção Psicossocial com referência a atendimentos de usuários de álcool e outras drogas (CAPS ad), bem como o CAPS destinado a atender crianças e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente (CAPS Infantil).

CAPS

Os CAPS são serviços de atenção diária e que constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica. Vêm se mostrando efetivos na substituição do modelo hospitalocêntrico, como componente estratégico de uma política destinada a diminuir a ainda significativa lacuna assistencial no atendimento a pacientes com transtornos mentais graves.