Acadêmicos de Serviço Social realizam visita de estudos ao Sport Club Internacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Serviço Social realizam visita de estudos ao Sport Club Internacional

Viagem de estudos possibilitou contato com profissionais da área, para conhecer as particularidades da profissão no esporte
Acadêmicos do Curso de Serviço Social da UNIJUÍ realizaram uma visita de estudos ao Sport Club Internacional, em Porto Alegre. A visita foi articulada pela coordenadora do curso de Serviço Social da UNIJUÍ, professora Solange Silva, com a coordenação do Serviço Social do clube, com o objetivo de conhecer a realidade da inserção do profissional assistente social na área do esporte.

O grupo de acadêmicos e professores da UNIJUÍ foi recepcionado pelas assistentes sociais e uma estagiária da área, que atuam no clube, no auditório do Ginásio Gigantinho. Tiveram a oportunidade de conhecer a história da institucionalização do Serviço Social no Sport Club Internacional e as particularidades da profissão na área do esporte, assim como o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais no âmbito do futebol brasileiro, especialmente no Internacional. Também estiveram presentes acadêmicas de Serviço Social das Faculdades Integradas Machado de Assis, de Santa Rosa, sob a coordenação do professor Leandro Steiger.

“Conhecer in loco os espaços de inserção e as possibilidades de trabalho do Serviço Social para além das áreas tradicionais de atuação dos assistentes sociais é um desafio para a formação no Serviço Social, assim como oportunizar o debate acadêmico a partir de diferentes perspectivas de inserção e trabalho que desafiam a profissão atualmente”, destaca a professora Solange Silva.

A acadêmica Guerli Herzog, presidente do Centro Acadêmico do Serviço Social, destaca que a ideia da viagem de estudos surgiu a partir de um conjunto de atividades e discussões a respeito do Serviço Social em diferentes espaços sócio-ocupacionais, na Semana Acadêmica do Serviço Social na UNIJUÍ, e também a partir da oportunidade de participar do 5º Encontro de Gaúcho de Assistentes Sociais, em Porto Alegre que, entre as temáticas, pautou os desafios da formação com qualidade para ocupar o atual mercado de trabalho em expansão para a profissão. “Tivemos a oportunidade de conhecer a atuação da equipe de Assistentes Sociais no Sport Clube Internacional, onde constatamos a quantidade de demandas naquele espaço, tanto na categoria de base, como na profissional. As atividades despertaram um raciocínio crítico, por parte dos acadêmicos, sendo que, após os eventos e a visita institucional, podemos fazer formulações e avaliar propostas que apontam para a melhoria da inserção profissional nesses espaços sócio-ocupacionais”.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.