UNIJUÍ aprova nova estrutura departamental - Unijuí

UNIJUÍ aprova nova estrutura departamental

Conselho Universitário aprovou, na quinta-feira, proposta que reduz para cinco o número de departamentos
O Conselho Universitário da UNIJUÍ (Consu) aprovou nesta quinta-feira, 02 de junho, a proposta de nova estrutura departamental da Universidade, que passará a contar, a partir do segundo semestre, com cinco departamentos, em substituição à atual estrutura, de 12 unidades acadêmicas estruturadas.

A proposta de nova estrutura Departamental da Universidade começou a ser discutida no mês de março, a partir de proposição apresentada pela Reitoria. O processo foi protocolado junto à Secretaria dos Conselhos e encaminhado para discussão em plenária do Consu, em 24 de março, e a partir dessa sessão, foi desencadeado amplo debate nos departamentos, até o dia 19 de maio, data em que o tema foi retomado em sessão plenária ampliada, com a presença da comunidade acadêmica. Após essa sessão, a Presidência do Conselho Universitário encaminhou as propostas recebidas para apreciação das três Câmaras: de Graduação, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração para emissão de parecer, processo que culminou com a aprovação da nova estrutura nessa quinta-feira, 02 de junho.

Para o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, a proposta de nova estrutura departamental teve como cenário o fato de que os últimos anos foram marcados por um conjunto de transformações na dinâmica do funcionamento da Universidade e no conjunto das ofertas dos cursos de graduação, da pesquisa, da extensão e serviços. “Estas modificações, por sua complexidade, começaram a se refletir de um modo bastante contundente na estrutura mantida pela Universidade para o desenvolvimento de suas atividades. Uma das grandes questões da gestão contemporânea é a busca da convergência entre a consecução da Missão da organização, as estratégias adotadas e a estrutura que viabilizará a execução desta estratégia. Embora seja possível discutir quem determina quem, sem dúvida a aderência entre estrutura e estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento”.

O Reitor destaca ainda que os objetivos da UNIJUÍ têm se mostrado, a cada ano que passa, potencializados em sua pertinência. “As modificações no nível de exigência dos egressos, as novas formas de mediação, os novos padrões culturais e a emergência de novas habilidades instrumentais têm modificado significativamente o modo de atingir estes objetivos”. Neste sentido, esta alteração se dá na forma de conduzir os processos educativos, mas também nas áreas socialmente mais requeridas. “Estas transformações têm modificado a participação de áreas do conhecimento na UNIJUÍ, ameaçado inclusive a manutenção de algumas se não forem produzidas intervenções proativas na dinâmica Institucional”.

O Reitor observa, ainda, que a atual estrutura da Universidade, composta por 12 departamentos, converge com uma matriz de cursos presentes na década de 90, mas que foi se modificando até o quadro atual. “Esta estrutura que viabilizou que a Instituição produzisse alternativas de sustentabilidade econômica ao enfatizar a gestão administrativa e financeira e garantir determinados padrões de qualidade das atividades-fim se mostra, agora, carente de modificações”.

Com a aprovação da nova estrutura departamental, a Universidade desencadeará o processo de organização das novas unidades acadêmicas, com eleição das novas chefias no início do mês de julho, reestruturação física dos espaços, plano de realocação de pessoal docente e técnico-administrativo e demais adequações necessárias à consolidação dessa mudança estrutural na Universidade.

Nova estrutura departamental da UNIJUÍ*

- Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais: Direito; Serviço Social e Sociologia;

- Departamento de Administração, Contábeis, Economia e Comunicação: Administração; Ciências Contábeis; Economia; Tecnólogo em Gestão Comercial (Ead); Tecnólogo em Processos Gerenciais (Ead); Tecnólogo em Marketing (EaD); Tecnólogo em Gestão Pública (Ead); e Comunicação Social.

- Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas: Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica; Engenharia Civil; Ciência da Computação; Física; Matemática; e Design.

- Departamento de Humanidades e Educação: Pedagogia, Educação Física; História; Geografia; Letras; Psicologia; Filosofia; e Artes.

- Departamento de Ciências da Saúde, Agrárias, Biologia e Química: Nutrição; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Tecnólogo em Estética e Cosmética; Agronomia; Medicina Veterinária; Ciências Biológicas e Química.

*Conforme deliberação da plenária do CONSU de 02 de junho, a denominação e a sigla de cada novo departamento poderá ser reformulada até o dia de cada eleição da chefia da nova unidade departamental.

FOTOS: Conselho Universitário reunido em 02 de junho; reunião ampliada do Conselho Universitário, realizada em 19 de maio.