Projeto “Cidadania para Todos” lança seu portal - Unijuí

Projeto “Cidadania para Todos” lança seu portal

Projeto de extensão é desenvolvido pelo Curso de Direito, com o objetivo de promover a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais
O Departamento de Estudos Jurídicos da UNIJUÍ desenvolve o projeto de extensão “Cidadania para Todos”, o qual tem o objetivo de promover a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais consagrados na legislação, cuja efetivação é necessária para a emancipação dos indivíduos e da comunidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. As atividades são desenvolvidas por professores, alunos bolsistas e alunos voluntários.

O Projeto proporciona a criação de espaços públicos que discutam o exercício da cidadania, ações individuais e coletivas que busquem a efetivação de direitos fundamentais. Tem o intuito de fazer que os indivíduos sejam mais atuantes na sociedade de forma a cumprir o papel de um verdadeiro cidadão. As atividades realizadas pelo projeto originam-se de pesquisas realizadas pelos alunos que planejam as ações a serem realizadas fora da universidade com posterior avaliação.

“A atividade jurídica é muito mais importante quando se propaga. Para a busca pela cidadania, nos aliamos aos conhecimentos sobre o direito, educação, psicologia, comunicação social, dentre outros, e estes conhecimentos devem ser disciplinados para que se possam alcançar os objetivos do projeto”, destaca o professor Joaquim Gatto, coordenador do projeto, acrescentando que esta é uma forma que muitos acadêmicos encontram de aplicar na prática o que aprendem na teoria no transcorrer do curso.

No mês de maio, durante a semana jurídica do Curso de Direito, o projeto lançou o seu site: www.cidadaniaparatodos.com. O objetivo do site é socializar as discussões realizadas pelo projeto nos seus diferentes temas, dentre os quais: Estatuto da Criança e do Adolescente, Violência doméstica, Bullying, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito do Consumidor e crimes virtuais. O programete “papo cidadão” também complementa o trabalho do projeto. O mesmo se propõe a entrevistar professores do Curso de Direito e outros profissionais, com conhecimentos específicos em temas de interesse geral, sendo os mesmos veiculados na Rádio Unijuí FM e em rádios comunitárias da região. Tais entrevistas se encontram postadas no referido site. Artigos jornalísticos semanalmente atualizados também compõem o site, todos de autoria dos próprios integrantes do projeto, ficando também aberto para interessados a publicação.

“Essa proposta inovadora do site também permite a troca de experiência entre os integrantes e a comunidade geral, mostrando de que forma o conhecimento aos direitos pode contribuir para melhorar a vida da população e fortalecer a cidadania”, conclui o professor.