UNIJUÍ FM e Engenharia Civil recebem prêmios ambientais - Unijuí

UNIJUÍ FM e Engenharia Civil recebem prêmios ambientais

Programa Ambiente Vivo e projeto de tratamento de esgoto sanitário foram contemplados por contribuírem para a preservação ambiental de Ijuí

A Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram na manhã de domingo, dia 05, durante a 4ª FENII, a entrega dos prêmios ambientais: Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho. Os prêmios, que são concedidos anualmente, tem o objetivo de reconhecer o mérito de pessoas e organizações que contribuíram voluntariamente para a preservação e recuperação ambiental de Ijuí. Neste ano, a Rádio UNIJUÍ FM, através do Programa Ambiente Vivo, e o curso de Engenharia Civil, com projetos de saneamento, conquistaram premiações.

O Programa Ambiente Vivo recebeu o Prêmio Ambiental Ben Hur Lenz César Mafra pelos materiais que foram veiculados ao longo do primeiro semestre deste ano: Gerenciamento de resíduos no Hospital Unimed de Ijuí; Relatório sobre uso dos ecopontos de Ijuí e; Coleta de resíduos tecnológicos é proposta em Ijuí.

A jornalista e apresentadora do Ambiente Vivo, Janaíne dos Santos, destacou a produção do programa, que busca levar informação séria e comprometida ao ar. Já o Diretor da Unijuí FM, Elano Beckmann, salientou a importância do tema ao longo da história da rádio, que entende o meio ambiente como uma premissa essencial para produção de uma emissora universitária de caráter educativo.

Veiculado semanalmente, o Ambiente Vivo vai ao ar nas manhãs de sábado a partir das 9h, com horário alternativo nas manhãs de domingo, às 7h30. Além de matérias e reportagens, o programa possui ainda uma seleção musical relacionada à temática ambiental.

Já o curso de Engenharia Civil recebeu o Prêmio Ambiental Ludwing Reichardt Filho, pelo trabalho "Tratamento de esgoto sanitário para o campus da UNIJUÍ (Ijuí) e capacitação profissional para o desempenho de atividades ligadas ao saneamento básico".

O trabalho consiste no relato das ações desenvolvidas pelo curso que, desde 2007, vem estudando alternativas para o tratamento do esgoto sanitário produzido no campus da UNIJUÍ, em Ijuí.

O trabalho envolveu alunos do curso de Engenharia Civil. “A Instituição pretende servir de exemplo de tratamento de esgoto, e ao mesmo tempo capacitar seus alunos para que atuem profissionalmente no âmbito do saneamento básico, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida à população”, destacou Cristina Eliza Pozzobon, coordenadora do curso de Engenharia Civil. A equipe premiada foi coordenada pelo professor Giuliano Daronco.

*Fotos: Rádio UNIJUÍ FM e Portal Ijui.com