Reitoria viaja à Europa para ações de cooperação - Unijuí

Reitoria viaja à Europa para ações de cooperação

Professores Martinho Kelm e Evelise Berlezi, acompanhados de Telmo Frantz, farão contatos em universidades da Europa
A Reitoria da UNIJUÍ parte neste mês para uma viagem à Europa no sentido de constituir e fortalecer um conjunto de relações com diversas Instituições de Ensino. O grupo, formado pelo Reitor, Martinho Luís Kelm, pela Vice Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, e pelo professor Telmo Frantz, segue para a Europa para cumprir extensa agenda em ações de cooperação entre universidades e instituições de pesquisa. O cronograma de viagem contempla também encontros com acadêmicos intercambistas da UNIJUÍ, que realizam intercâmbios em universidades europeias, mas principalmente reuniões com dirigentes de universidades de toda a Europa, no intuito de abrir espaços de intercâmbio, constituir pesquisas conjuntas e viabilizar a vinda de professores visitantes.

Os professores Martinho e Evelise partem nesta sexta-feira para Porto Alegre, onde seguem diretamente para a Cidade do Porto, em Portugal. Já no domingo eles se encontram com os alunos intercambistas em Portugal. A agenda naquele país contempla também reuniões na segunda e terça-feira. A primeira é na Universidade do Porto, para cooperação em ensino e pesquisa nas áreas das engenharias, modelagem matemática e saúde. A UNIJUÍ busca intensificar ações em pesquisa nas temáticas de envelhecimento e prevenção de doenças. Também será discutida a inclusão da pós-graduação nas relações institucionais. Um encontro também está agendado na Universidade Fernando Pessoa, com ações previstas na área de ensino em Educação, Matemática, Engenharias, Administração, Contabilidade e Economia. E na UP – Faculdade de Engenharia, a cooperação visa à pós-graduação.

Na quarta-feira, dia 15 de junho, os professores seguem para a Espanha, começando por Sevilha, onde o encontro discutirá ensino e pesquisa na área da Ciência da Computação. Já na quinta-feira, cumprem agenda na Universidade Autônoma de Madrid, em encontros das áreas da educação em engenharias, administração e modelagem matemática.

Na segunda semana de viagem o grupo parte para a Alemanha, à cidade de Leipzig, em visita ao Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa, onde se discutirão energias renováveis. Neste encontro do dia 20 de junho, segunda-feira, integra-se à comitiva o professor Telmo Frantz. Na cidade de Bonn, o grupo participa de encontro do Conselho de Reitores da Alemanha. A ação pretende identificar universidades de ciências aplicadas adequadas para cooperação em ensino e pesquisa. No encontro o grupo irá expor o perfil da Unijuí e delinear áreas de interesse como engenharias, modelagem matemática e administração. Em Aachen, na Universidade de Ciências Aplicadas da Cidade de Aachen, pretende-se cooperação em empreendedorismo, desenvolvimento regional e engenharias.

No dia 23 de junho a comitiva estará em Nürnberg e visitará o Pastor Dressel, professor honoris causa da UNIJUÍ. A data é feriado na Alemanha. Na sexta-feira a comitiva segue para Paris, onde realiza na segunda-feira, dia 27 de junho, a última agenda em Grenoble, na Universidade Mendes France, para cooperação com o Mestrado em Desenvolvimento. O retorno está previsto para o dia 28 de junho.

Na opinião do Reitor, Martinho Kelm, um conjunto de instituições europeias tem mostrado interesse em ampliar as atividades com a UNIJUÍ: “Nosso entendimento é que esta interação tem um grande potencial de qualificar nossas atividades de pesquisa e os programas Stricto Sensu. Tivemos de, por um longo tempo, nos concentrar em nossas atividades internas, agora é o momento de, com bastante cuidado, buscar novos parceiros de caráter institucional”.