DEFEM promove II Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM - Unijuí

DEFEM promove II Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM

Estudantes de quinze estados e de dois países vizinhos participam dos eventos, que vão até sexta-feira, dia 10

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 08, com a temática, “A arte da invenção do professor e do aluno de matemática”, o II Congresso Nacional de Educação Matemática – CNEM e o IX Encontro Regional de Educação Matemática – EREM.

A abertura do evento contou com um momento cultural, realizado pela UETI – União das Etnias de Ijuí. Em seguida, a professora Marta Cristina Pozzobon, integrante da Comissão Organizadora do II CNEM e IX EREM, destacou a importância do evento, que discute a matemática em vários âmbitos. A Vice-Reitora de Graduação, Cátia Maria Nehring, deu as boas-vindas aos participantes e comentou sobre a possiblidade de estabelecer diferentes discussões e reflexões sobre a educação matemática.

O evento, que segue até sexta-feira, dia 10, reúne pesquisadores, acadêmicos e professores de Matemática e Física da Educação Básica e Superior com o objetivo de problematizar o processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática; questionar práticas que produzem os currículos de matemática, as ações em sala de aula, a distribuição dos tempos e dos espaços e os efeitos produzidos nos modo de ser, de conhecer e de constituição dos sujeitos; analisar técnicas de produção do professor e do aluno de matemática e intervir no processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática.

Estudantes de quinze estados e de dois países vizinhos participam do evento, que conta com mais de 350 trabalhos inscritos. Entre eles, Comunicações Científicas, Relatos de Experiências, Minicursos, Pôsteres e Exposições de Materiais Didáticos.

Programação:
Dia 08/06/2011 – QUARTA-FEIRA

8h às 9h – Continuação da entrega de material
8h30min – Momento Cultural
9h – Solenidade de Abertura
Palestra 1: A arte da invenção do professor e do aluno de matemática - MSc.Donald Hugh de Barros Kerr Junior - CEFET Pelotas/RS

Local: Salas de Aula/Campus UNIJUÍ
14h – Minicursos
17h – Exposição de Material Didático para o Ensino de Matemática e Sessão de Pôsteres

Noite
Local: Salão de Atos/Campus UNIJUÍ
19h – Palestra 2: Práticas de numeramento produzindo professoras e professores, alunos e alunas de matemática - Dra. Maria da Conceição Ferreira Reis da Fonseca – UFMG /MG